Na última sexta feira, dia 15 de julho de 2012, aconteceu no Campinho da Veterinária mais um importante evento no calendário de comemoração dos 80 anos da Escola de Veterinária da UFMG. Dessa vez, a celebração foi uma animada Festa Junina. Juntando o que há de melhor na cultura mineira, os presentes na comemoração saborearam comidas típicas além de curtirem momentos divertidos, como a quadrilha e o “casamento da roça”. Tudo isso acompanhado por uma boa música sertaneja.
Com a celebração restrita à comunidade da Escola, o resultado foi a integração e confraternização entre alunos, professores e funcionários. Para o diretor, professor José Aurélio Bergmann, do Departamento de Zootecnia (DZOO), a festa foi uma ótima iniciativa para legitimar os ideais propagados nos 80 anos da instituíção e acima de tudo, dar forças para que a comunidade continue a seguir com seu trabalho. “Esse momento de confraternização é muito bom para a construção do que é a instituição. Saímos daqui mais oxigenados e envolvidos com a Escola de Veterinária”, ressalta.
Os integrantes da quadrilha colecionaram momentos marcantes durante a apresentação. Melhor ainda foi o casamento, que teve como padre o professor Antônio Claret, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (DMVP), como sacristão o professor Walter Motta, do Departamento de Zootecnia (DZOO), como noivo o professor Rubens Carneiro e como noiva a professora Adriane Pimenta, ambos do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária (DCCV). Empolgado com a cerimônia, Claret elevou a importância da festividade no cotidiano da Escola. “Antigamente a Escola fazia muito mais encontros festivos para celebrar a cultura em geral. Acho fundamental que sejam feitos eventos como este”, ressalta o professor que não escondia a animação por ser o padre durante o casamento.
Após o casamento, as atenções se voltaram para o palco que recebeu a dupla Leandro e Daniel. Cantando grandes sucessos da música sertaneja, os cantores agitaram os presentes que participaram com empolgação de todo o repertório tocado. “Tocar aqui na Veterinária é que nem tocar em casa”, confessa Leandro Bambirra, um dos integrantes da dupla e ex- aluno do curso de Medicina Veterinária da Escola.
Ao final da festa, a satisfação estava presente no rosto de todos os presentes. Tiago Perdigão, do 4º período do curso de Medicina Veterinária, sabia de cor qual foi o ponto alto da festa: “Com certeza foi a quadrilha. Foi um momento em que os professores participaram e que reuniu grande parte da atenção das pessoas”, afirma o aluno.
Tão satisfeito quanto Tiago, estava o funcionário Dário Dias, que atua no DCCV. Com 39 anos de instituíção, o funcionário não tem dúvidas em como descrever o trabalho feito pela comissão dos 80 anos na Festa Junina desta última sexta feira: “Foi fabuloso!”, revela.
Confira a galeria de fotos da festa no Facebook da Escola.