Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

Fazendas da Escola complementam o ensino teórico com a prática

A Escola de Veterinária da UFMG busca sempre aperfeiçoar a relação de teoria e prática para a formação acadêmica de seus alunos. E as fazendas de Pedro Leopoldo e Igarapé fazem parte desse processo. Com o objetivo de unir o que se aprende em sala de aula à vida real, a Escola oferece aos alunos a infraestrutura das fazendas para enriquecer o ensino da graduação e pós-graduação e executar as atividades de pesquisa e de extensão.

Para o professor Marc Henry, coordenador da Fazendo Modelo de Pedro Leopoldo, quanto mais conciliar o ensino teórico com o prático melhor. “Com a complementação da teoria por meio de atividades práticas nas fazendas, tenho certeza que teremos mais sucesso no aprendizado”, afirma.  “Além do mais, trabalhos científicos mostram que a capacidade de retenção do aprendizado nas aulas práticas é maior do que nas aulas expositivas, por melhor que elas sejam”, completa Marc.

Os 448 hectares da Fazenda Modelo de Pedro Leopoldo abrigam núcleos de bovinos de leite mestiços, bubalinos, equinos, ovinos e caprinos, além de alojamentos para estudantes, espaços para a convivência e realização de eventos. Com essa infraestrutura, a fazenda permite maior interação dos alunos com as disciplinas. “Durante as aulas na fazenda, percebo uma participação muito interessada por parte dos alunos”, analisa Marc. “Faço questão que eles coloquem a mão na massa. Na realidade, só os auxilio na execução das atividades e eles fazem o resto sozinhos”, ressalta. 

A Fazenda Experimental Professor Hélio Barbosa, em Igarapé, mantém várias áreas de criação de animais, como a bovinocultura de leite, avicultura de postura e de corte, coturnicultura, forragicultura, equinocultura, cunicultura, ovinocultura/caprinocultura e suinocultura.“Ela tem uma estrutura espetacular tanto no curral quanto em questão de animais e alojamentos. Fiquei bem satisfeito com as últimas aulas que tive lá”, avalia Vitor Alves, aluno do 9° período de graduação da Escola de Veterinária. 

A fazenda, que completa bodas de ouro no ano que vem, possibilitou, nos últimos 5 anos, o desenvolvimento de 26 dissertações, 15 teses, 7 trabalhos de pós-doutorado e 15 trabalhos de pesquisa com envolvimento de empresas privadas. Esses números revelam a importância do local para complementar a formação dos alunos. “Quanto mais o aluno aproveitar a fazenda, melhor será sua formação rica em experiências práticas”, afirma Leonardo Lara, coordenador da Fazenda Experimental Professor Hélio Barbosa. 

Ainda na Fazenda de Igarapé, são produzidos cerca de 1.200 litros de leite e 24 caixas de ovos por dia, além de ter codornas, coelhos e mais de 40 matrizes de suínos. “Mesmo com tantos recursos, às vezes a fazenda fica fazia, sem a presença de alunos”, lamenta Leonardo. Ele afirma que é necessário estimular tanto os professores, quanto os alunos para que o número de aulas práticas nas fazendas aumente. “Cada vez que um grupo vai lá, é uma experiência diferente. E isso aproxima o aluno da realidade que irá encontrar fora da universidade”, comenta.

Segundo o professor Marc, as fazendas poderiam ser mais exploradas para trazer maior retorno aos estudantes. “Com certeza as aulas nas fazendas aprimoram o ensino. Seria interessante se todos os componentes da Escola se juntassem para viabilizar essas aulas. Pois considero que aumentar a participação dos alunos nas fazendas é altamente positivo”. O estudante Vitor Alves também compartilha da opinião do professor de que esses espaços ainda são poucos utilizados. “Acho que as fazendas, infelizmente, são pouco exploradas, poderíamos aproveitar mais. Esse contato é imprescindível para nós”, destaca.

“As duas fazendas tem limitações e problemas, não são tão equipadas como alguns setores hoje no Brasil”, avalia o professor Leonardo. Mas isso não é impedimento. Para ele, problemas existem em qualquer lugar, e o aluno normalmente inicia a carreira em locais com o mesmo porte das fazendas da Escola. “As fazendas de Pedro Leopoldo e Igarapé só têm sentido de existir se o aluno estiver aproveitando”, afirma.

A Fazenda Modelo de Pedro Leopoldo está situada a 35 km do setor norte da cidade de Belo Horizonte e circunvizinha a Confins, que é porta de entrada do Estado de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais . Já a Fazenda Experimental Professor Hélio Barbosa, em Igarapé, está localizada a 5 km da Rodovia Fernão Dias (BR381), e a 55 km da Escola de Veterinária. Sua área total é de 240 hectares.
 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola