Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Notícia

Fazenda de Igarapé terá um novo setor

Será implantado na Fazenda Experimental Prof. Hélio Barbosa, da Escola de Veterinária, em Igarapé-MG, um novo setor: o de gado de corte. O projeto irá contemplar diversas áreas, sendo elas: produção animal, nutrição animal, tecnologia e produção de carne, e melhoramento genético.

O objetivo do projeto é promover pesquisas, iniciações científicas e cursos de extensão relacionados ao gado de corte, proporcionando aos alunos, da graduação e da pós-graduação, a vivência prática do que se aprende em sala de aula. O coordenador do projeto, professor Diogo Jayme, do Departamento de Zootecnia, entende que o novo setor irá complementar a formação acadêmica. ”Os alunos poderão vivenciar dentro da Escola a criação de gado de corte, antes isso só acontecia nas Aulas Práticas Integradas de Campo (Apics) ou em fazendas privadas ”, afirma.

Participação dos alunos

Os professores responsáveis pelo projeto planejam a criação de monitorias com plantão para o gado de corte, assim como já existe no setor de gado de leite, atraindo os alunos à fazenda e proporcionando conhecimento prático. O professor Fabiano Alvim, também coordenador do projeto, deseja que todos se envolvam e aproveitem a oportunidade. ”Levaremos os alunos para fazer aulas e posteriormente esquemas de plantão de atividades”, pontua.

Estrutura

O novo setor terá uma zona de aproximadamente 25 hectares entre áreas de pastagem e confinamento. A instalação inicial contará com curral e espaço de confinamento para sessenta animais. A terraplanagem da estrutura básica já foi feita e a expectativa é que ainda este ano o novo setor de bovinocultura de corte esteja em funcionamento.

Parceiros

Para a realização do projeto, a Escola de Veterinária contou com ajuda das empresas Prodap, Belgo Mineira, Ical Energética, Phibro e Alltech, que liberaram recursos financeiros para construção de benfeitorias das áreas de pastos em módulos experimentais. E também do deputado federal Domingos Sávio, que através de uma emenda parlamentar liberou o recurso da construção do curral de manejo e das baias experimentais.
 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola