Estão abertas as inscrições para envio de propostas para bolsas de pós-doutorado da Fapemig e da Capes. Os interessados podem enviar as propostas até o dia 14 de outubro 2013.
O número de bolsas concedidas é de até trezentas, de acordo com as informações do edital divulgado em abril deste ano, sendo cem pela Fapemig e duzentas pela Capes. Vale ressaltar que as primeiras 150 bolsas foram implementadas em setembro deste ano, e as outras 150 serão em março de 2014.
Os interessados em se candidatar deverão ter título de doutor; não ser detentor de outra bolsa, proveniente de qualquer fonte; não ter vínculo empregatício; e integrar apenas uma proposta submetida ao edital.
Os critérios para julgamento das propostas são os seguintes: relevância, consistência, mérito e viabilidade do conteúdo do projeto, no qual o bolsista irá desenvolver seu plano de trabalho, bem como sua originalidade ou caráter de inovação; plano de trabalho do bolsista; justificativa fundamentada para o apoio solicitado; qualificação do coordenador da proposta e do candidato; e existência de instalações adequadas para o desenvolvimento do projeto.
Outra informação importante é em relação aos valores das bolsas, que variam em função de enquadramento do candidato em Pós-Doutorado Júnior (PDJ), Pós-Doutorado Sênior (PDS) ou Pós-Doutorado Empresarial (PDE).
Objetivos do programa
O Programa Mineiro de Pós-Doutorado (PMPD II) tem por objetivo conceder bolsas de pós-doutorado, visando incluir pesquisadores doutores nas equipes de projetos de pesquisa e de inovação, coordenados por pesquisadores de Entidades de Ciência, Tecnologia e de Inovação – ECTIs, localizadas no Estado de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais .
Mais informações pelo e-mail ci@fapemig.br.
Redação: com informações da Fapemig e da Capes.