Fundamentos da fabricação de queijos é o tema de palestra que o pesquisador e consultor Múcio Mansur Furtado fará na próxima terça, 14 de maio, das 9h às 12h, na Faculdade de Farmácia (sala 3061 do bloco 3). A iniciativa é do Programa de Pós-graduação em Ciência de Alimentos. O evento é gratuito e aberto ao público.
Furtado vai abordar queijos finos maturados por fungos, queijos duros e queijos com olhaduras. Os primeiros são aqueles em cujo processo de maturação são empregados fungos específicos e fundamentais para as características sensoriais do produto. Exemplos são os "queijos azuis", como Roquefort e o Gorgonzola, e os com mofos externos, como o Camembert.
Os queijos duros, com umidade inferior a 35%, são também chamados de queijos Grana, denominação genérica para os italianos Parmigiano Reggiano e Grana Padano, conhecidos fora da Itália como Parmesão.
Os queijos com olhaduras, também conhecidos como queijos suíços, apresentam orifícios regulares, ovais, lisos e brilhantes, devido a fermentação de micro-organismos propiônicos. Gruyére e Emmental são destaques das variedades desse tipo de queijo.
Mais informações pelo telefone (31)3409-6910.
O palestrante
Nascido em Carrancas, Sul de Minas, pequena cidade encravada nas montanhas, bem no centro da região mais queijeira do Brasil, Múcio Furtado foi estudar cedo em Juiz de Fora, no Instituto de Laticínios Cândido Tostes. Graduou-se em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora e tornou-se mestre e Ph.D. em Ciência dos Alimentos pela Michigan State University (EUA). Prosseguiu formação na França e foi consultor informal da ONU para a América Latina.
Atuou no Instituto Cândido Tostes e na Universidade Federal de Viçosa como professor e pesquisador. Há cerca de 20 anos Múcio atua na iniciativa privada, sempre no setor de tecnologia de queijos. Publicou mais de uma centena de artigos técnicos e científicos em revistas brasileiras e estrangeiras, além de 10 livros em que trata da ciência e tecnologia dos queijos. Foi professor-visitante na Universidad de León, no norte da Espanha. Trabalha hoje na divisão Nutrition & Health da DuPont, em São Paulo, como gerente de apoio técnico/queijos para a América Latina. Múcio está lançando o livro ilustrado Queijos especiais (Setembro Editora).
Redação: Cedecom