Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

Ex-aluna da Escola recebe homenagem da Coudelaria de Rincão, no Rio Grande do Sul

No dia 25 de julho, a ex-aluna da Escola de Veterinária Fernanda Nascimento de Godoi, recebeu homenagem da Coudelaria de Rincão, situada em São Borja, Rio Grande do Sul, das mãos do Diretor, o Coronel José Evandro Gervásio de Oliveira pela sua Tese de Doutorado intitulada "Avaliação cinemática de variáveis relacionadas ao resultado dos saltos de potros", que foi realizada utilizando os potros dessa instituição. A homenagem foi realizada no 1º Regimento de Cavalaria e Guardas "Dragões da Independência", de Brasília.

A homenagem foi uma estatueta de uma égua com o potro, símbolo da Coudelaria de Rincão que representa o início de tudo. Nessa estatueta tem a seguinte citação: “À Dra. Fernanda Godoi, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao cavalo do Exército Brasileiro e a Coudelaria e Campo de Instrução de Rincão”.

Fernanda Nascimento de Godoi foi aluna de doutorado em Zootecnia da Escola de Veterinária da UFMG e defendeu sua tese em 10 de fevereiro de 2012, orientada pelo professor José Aurélio Garcia Bergmann.  Seu trabalho consistiu em uma pesquisa com o intuito de predizer a probabilidade do sucesso no salto em liberdade de potros utilizando a técnica da cinemática, que se baseia em filmar os animais durante o salto de obstáculo e análise dessa imagem quantitativamente, utilizando programa próprio. “O objetivo da tese é possibilitar a escolha de potros em idade jovem para que o treinamento e a seleção sejam direcionados a uma aptidão específica, o que economiza tempo e custo” afirma Fernanda.

Segundo ela, a importância dessa homenagem é o reconhecimento que tiveram com o trabalho desenvolvido em equipe e que trará grandes benefícios, que vai muito além da tese de doutorado. “Essa homenagem é algo importante tanto para a área de zootecnia quanto para a comunidade veterinária, pois mostra o reconhecimento e a confiança que nos deram para realizar esse tipo de projeto” conclui.

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola