Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

Evento na Reitoria da UFMG comemorou os 250 anos da Medicina Veterinária no mundo

Na noite do dia 9 de setembro, foi realizado um evento em comemoração ao Ano Mundial da Medicina Veterinária. Em 2011, ela completa 250 anos de história no mundo e 100 anos no Brasil. A solenidade, seguida de um coquetel, foi realizada na Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais por uma parceria entre a Escola de Veterinária e o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais (CRMV). A noite contou com auditório lotado de profissionais e seus familiares, que puderam assistir às diversas homenagens e também a uma palestra sobre a profissão.

 

  

Para compor a mesa da solenidade, foram convidados o pró-reitor de Pesquisa da UFMG, Renato de Lima Santos, que é professor da Escola de Veterinária e compareceu como representante do reitor Clélio Campolina, o diretor da Escola de Veterinária, José Aurélio Garcia Bergmann, o presidente do CRMV, Nivaldo da Silva, que também faz parte do corpo docente da Escola, Altino Rodrigues Neto, diretor do Instituto Mineiro de Agropecuária (Ima), Gladstone Corrêa de Araújo, diretor da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte, e Percy Infante Hatschbach, membro da Academia Brasileira de Medicina Veterinária e da Associação Mundial de História da Medicina Veterinária.

Na abertura, o professor Renato ressaltou a importância da Escola de Veterinária da UFMG, considerando-a um dos grandes pilares da Universidade na área da pesquisa e destacando a excelência de seu programa de pós-graduação. Para ele, “a Medicina Veterinária tem ganhado importância e tem crescido muito do ponto de vista qualitativo. Uma coisa que nos enche de satisfação é o fato de que a UFMG é sede de uma das escolas de veterinária mais tradicionais do Brasil, que tem contribuído e irradiado conhecimento para todo o país e também para países vizinhos”.

O diretor José Aurélio Garcia Bergmann, em seu discurso inicial, agradeceu ao CRMV pela parceria no evento e relembrou seus 34 anos de formação. Nivaldo da Silva, por sua vez, comentou sobre a importância de profissionais que fizeram história nestes 250 anos de Medicina Veterinária, citando a primeira escola do mundo, criada na França em 1761.

 


O evento prosseguiu com uma homenagem prestada pela Escola de Veterinária a um de seus professores eméritos. Formado em 1936, na segunda turma da então Escola Superior de Agricultura e Veterinária de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais , localizada em Viçosa, o professor Leônidas Machado Magalhães tem atualmente 95 anos e acompanhou a trajetória da Escola de Veterinária desde sua fundação. O diretor José Aurélio leu um texto com um breve histórico da vida de Leônidas e destacou a importância do professor para a história da Escola, considerando-o um verdadeiro patrimônio da instituição. Após a leitura, que foi acompanhada por fotos exibidas ao fundo, a filha de Leônidas, Denise Marques, recebeu, em seu nome, uma placa de homenagem das mãos do pró-reitor Renato de Lima Santos, além de flores entregues pela vice-diretora da Escola, Zélia Inês Portela Lobato.

 

  

Em seguida, o CRMV prestou homenagem a veterinários com mais de 50 anos de formação, por sua importância na história da profissão. Foram cerca de 15 homenageados, entre eles também o professor Leônidas, que receberam medalhas diretamente do presidente do Conselho, Nivaldo da Silva.

A noite contou ainda com a tradicional cerimônia de entrega de uma placa de honra ao mérito pelo CRMV, que acontece todos os anos, aos profissionais que se destcaram. No total, 21 médicos veterinários foram agraciados com a premiação. A professora Adriane Pimenta da Costa Val Bicalho estava entre os homenageados. “A emoção de ser homenageada é indescritível, e acho que este tipo de evento é importante por ser mais uma projeção da profissão, que tem longa história e grande importância”, explica. Ao final da entrega das placas, o médico veterinário Flávio Salim discursou em nome dos homenageados e falou sobre os avanços científicos na área da Medicina Veterinária, que trazem novas responsabilidades, ressaltando a preocupação constante com o meio ambiente e o bem-estar animal.

Segundo Nivaldo da Silva, “comemorar é sempre bom, sobretudo quando comemoramos o dia do médico veterinário associado aos 250 anos da profissão no mundo. É uma profissão que tem avançado, está se consolidando e sendo reconhecida pela sociedade. Toda vez que homenageamos os colegas, os construtores da nossa profissão em Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais , saúdo a todos porque fazem nosso orgulho, nossa satisfação e porque, fundamentalmente, podemos considerar que estamos no caminho certo”.

 

 

Para encerrar a solenidade, o médico veterinário Percy Infante Hatschbach, que também é um estudioso da história da profissão, ministrou a palestra magna “Medicina Veterinária – Passado, Presente e Futuro”. Ele falou sobre o surgimento das primeiras escolas, sobre a própria profissão e seus desafios. Segundo Percy, a solenidade foi importante por representar o pensamento dos jovens dirigentes de hoje sobre a Medicina Veterinária. “Eles reconhecem aqueles que foram consolidadores da profissão, seja a nível estadual ou de país. Parabenizo o Conselho e demais instituições ligadas à profissão pelo momento e principalmente pela valorização daqueles que, não estando na ativa, são reconhecidos como colegas que colaboraram e produziram alguma coisa para a profissão em seu estado”.

Na visão do diretor da Escola de Veterinária, José Aurélio, o evento foi completo. “Tivemos a homenagem da Escola ao médico veterinário mais antigo do estado de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais , com 75 anos de formado, homenagem aos 50 anistas, homenagem de presente e futuro para os mais atuantes do último ano e a magnífica palestra do doutor Infante. Foi um ótimo evento, inclusive em relação à organização”.

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola