Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Notícia

EV sedia o VII Simpósio Nacional de Produção Animal e Ambiente: Tecnologias e soluções ambientais (VII SIMPAS)

O evento contou com uma programação recheada de minicursos, palestras, apresentação de trabalhos e mesas redondas sobre produção animal.

O VII SIMPAS teve sua abertura oficial no dia 5 de junho, compartilhando a data com o dia do meio ambiente, mostrando a perpetuação do evento e a inserção da Escola de Veterinária, com seus técnicos e docentes, dentro da área de produção animal sustentável e nas atividades ligadas a zootecnia e a aquacultura.

 

O evento ocorreu no auditório Prof. Mário de Souza Couto Barbosa.

A mesa de abertura do evento contou com a presença do Diretor da Escola de Veterinária, Professor Afonso de Liguori; a doutora e organizadora do evento, Dra Érika Ramos de Alvarenga; o chefe do Departamento de Zootecnia da EV, Professor Ítalo Conrado; o presidente da FAPEMIG, Carlos Alberto Arruda de Oliveira; o presidente do CRBIO-4, Carlos Frederico Loiola; a Profa Elaine Cristina Teixeira, da UFSJ e com a Cristiane Viana Guimarães Ladeira, representando a EPAMIG;

O Professor Afonso, em seu discurso inicial, expressou sua gratidão pela dedicação de toda a equipe e ressaltou a diversidade de oferta de temáticas disponíveis para serem discutidas no contexto da produção animal. Ele enfatizou a importância de integrar essas temáticas às questões ambientais, ressaltando a inserção da produção animal no meio ambiente e a necessidade de alinhar essas práticas com a sustentabilidade e seus pilares.

Na sequência, a Dra. Érika Ramos de Alvarenga, coordenadora geral do simpósio, agradeceu a todos os membros da comissão organizadora do evento. Ela destacou que o formato híbrido do simpósio permitiu a participação de pessoas de diferentes partes do país, contribuindo também para um evento mais sustentável. Érika expressou sua grande honra em trabalhar ao lado da professora Ângela Maria Quintão Lana, coordenadora acadêmica do simpósio desde sua primeira edição em 2007, descrevendo-a como “uma voz corajosa, serena, sensata e ética”. Com isso, deu-se início ao simpósio.

 

Da esquerda para a direita: Representante da EPAMIG, Cristiane Viana Guimarães Ladeira; Diretor da FAPEMIG, Carlos Alberto Arruda de Oliveira; Chefe do DZOO, Professor Ítalo Conrado; Diretor da Escola de Veterinária, Professor Afonso de Liguori; Doutora e organizadora do evento, Dra Érika Ramos de Alvarenga; Profa Elaine Cristina Teixeira, da UFSJo; Presidente do CRBIO-4, Carlos Frederico Loiola;

 

O presidente da FAPEMIG, Carlos Alberto Arruda de Oliveira, afirmou valorizar a participação de todos e enfatizou o compromisso da FAPEMIG com a pesquisa em vários aspectos: “Contem sempre com a FAPEMIG”. O presidente do CRBIO-4, Carlos Frederico Loiola, presente também na mesa de abertura, agradeceu o convite e a oportunidade de apoiar o evento na EV e defendeu a boa relação entre os profissionais.

Em 2005, um grupo de estudantes e docentes do departamento de zootecnia criaram um grupo de pesquisa em produção animal sustentável, GPAS, que promoveu o primeiro simpósio em 2007. Nos eventos que sucederam o primeiro simpósio, o foco era a bovinocultura mais limpa, mas, a partir de 2019, houve o ingresso de novos membros no GPAS e, assim, houve o aumento de temas tratados no simpósio. Passando a incorporar apresentações sobre sustentabilidade ambiental e econômica na produção de suínos, aves e pescados. Em 2024, em celebração aos 15 anos do curso de Aquacultura da UFMG, o evento incluiu palestra sobre a produção sustentável de organismos aquáticos em todos os dias do simpósio.

 

Apresentação “Aproveitamento integral da carne bovina “, realizada pelo Dr. Sérgio Bertelli Pflanzer Jr. (UNICAMP)

O VII SIMPAS foi organizado para inicialmente oferecer uma visão ampla dos desafios da produção animal frente às mudanças climáticas. Em seguida, foram abordadas uma série de soluções para a realização de uma produção animal que gere menos resíduos, realizando uma gestão adequada dos resíduos gerados e que produza com baixa emissão de carbono. No último dia do evento, foi abordada a produção animal orgânica e produtores rurais apresentaram a experiência deles com a produção orgânica e/ou sustentável. Para finalizar, o simpósio trouxe pesquisadores que discutiram como as novas tecnologias como a zootecnia de precisão e a inteligência artificial podem ser aliadas de produção animal mais sustentável.

Durante o simpósio, no emocionante momento dedicado à premiação, foram anunciados os trabalhos que se destacaram:

  • 2 da área de Aquacultura (“Sustentabilidade econômica da masculinização da tilápia do Nilo sob diferentes densidades de estocagem em sistema de bioflocos” e “Genotipagem de cepas de Lactococcus garvieae e Lactococcus petauri obtidas de peixes ornamentais através da técnica de Multilocus Sequence Typing (MLST)”);
  • 2 trabalhos da área de Nutrição e Produção Animal (“Qualidade da silagem de trigo em função de diferentes tempos de fermentação.” e “Desempenho e emissão de metano de bovinos Nelore divergente sem emissão de metano residual”);
  • 1 na área de Bioclimatologia e Ambiência (“Efeito da cor do tanque sobre a uniformidade de girinos de rã-touro (Aquarana catesbeiana)”);
  • 1 na área de Bem-estar e Comportamento Animal (“Influência do óleo essencial de Lavandula dentata no controle do Rhipicephalus microplus in vitro”)
  • 1 na área de Forragicultura e Pastagens (“Determinação da curva de crescimento da Cratylia argentea para o estabelecimento do ponto de corte”)
  • 1 na área de Melhoramento Genético e Reprodução Animal (“Caracterização de touros da raça Guzerá quanto à sensibilidade fenotípica para características leiteiras”)

 

 

O encerramento do VII Simpósio Nacional de Produção Animal e Ambiente: Tecnologias e Soluções Ambientais, ocorreu no dia 07 de junho. Na cerimônia de encerramento, a coordenadora do simpósio agradeceu todas as instituições parceiras (Universidade Federal de São João del-Rei, Universidade Federal do Oeste do Pará, Universidade Federal de Sergipe, Epamig, Prefeitura Municipal de Uberaba) e o fomento do CRBIO-4 e da FAPEMIG. Também, durante a cerimônia de encerramento foram destacados os excelentes minicursos e mesas redondas que ocorreram durante o evento e a qualidade dos trabalhos apresentados.

 

Mesa Redonda com o moderador Dr. Miguel Marques Gontijo Neto (Embrapa)

A Escola de Veterinária tem a honra de sediar um evento da magnitude e importância do SIMPAS, que promove discussões sobre áreas críticas da produção animal e seus impactos no ambiente, propagando a conscientização. A escola agradece a todos os organizadores e participantes do evento!

Conheça mais sobre o GPAS:
Site: https://www.gpasufmg.com.br/

 

Equipe

Antônio C. (fotografia e supervisão) e Wanessa Lina (redação).

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola