Pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Saneamento da UFMG permite alertas mais rápidos e precisos em casos de inundação em Belo Horizonte. A tese de Fernando Neves Lima encontrou uma forma de estimar a vazão que pode minimizar os impactos causados por inundações bruscas. Segundo o pesquisador, o método é aplicável também em outros centros urbanos.
O podcast Aqui tem ciência, da Rádio UFMG Educativa, apresenta dados do estudo que busca melhorar alertas de inundação.
Raio-x da pesquisa
Título original: Dinâmica de precipitações extremas em eventos de inundações urbanas: aspectos espaciais e hidrológicos
O que é: a pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Saneamento da UFMG permite que alertas mais rápidos e precisos sejam emitidos em casos de inundação nas áreas de Belo Horizonte sob a Bacia do Ribeirão Arrudas
Nome do pesquisador: Fernando Neves Lima
Orientador: Prof. Dr. Wilson Gomes, com coorientação de Nilo Oliveira Nascimento
Programa de Pós-graduação: Saneamento da UFMG
Ano de defesa: 2019
Financiamento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Aqui Tem Ciência
O episódio 14 do Aqui Tem Ciência teve a apresentação e produção de Gabriela Dias, edição de Paula Alkmim e trabalhos técnicos de Breno Rodrigues. O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG, abrangendo todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta resultados de trabalho de um pesquisador da Universidade. O Aqui Tem Ciência fica disponível em aplicativos de podcast e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas-feiras, 11h, com reprises às quartas-feiras, a partir das 14h30, e sextas-feiras, às 20h.
Redação: Cedecom