Durante o mês de janeiro, a Estação Ecológica da UFMG recebe visitantes interessados em percorrer suas trilhas em passeios agendados e monitorados. São as Caminhadas de Verão, que acontecem pelo quinto ano consecutivo na unidade. As visitas acontecem das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. O trajeto dura cerca de uma hora e meia, e é percorrido com o acompanhamento de um monitor, que orienta sobre a fauna e flora local.
Os interessados devem agendar o horário do passeio pelos telefones 3409-2295 e 3409-2296 ou pelo e-mail. A entrada é gratuita para alunos e funcionários da UFMG. Para o público externo, custa R$ 2.
Os pontos de parada permitem conhecer mais sobre aspectos da mata atlântica e do cerrado. O trajeto pelos biomas passa por pontos de observação de copaíbas, eucaliptos, lobeiras, cupins, formigueiros, paineiras, bambuzais (de uma espécie chinesa, não nativa do Brasil) e cutieiras.
Os visitantes terão ainda a oportunidade de conferir o local onde ficava a antiga lagoa da Estação Ecológica – e de conhecer, a depender do trajeto percorrido, a ponte de cordas.
Outras informações podem ser consultadas no site da Estação Ecológica.
Sobre a unidade
A Estação Ecológica da UFMG é uma unidade de conservação ambiental de 114 hectares, que sedia atividades de ensino, pesquisa e extensão – além de caminhadas e atividades de lazer contemplativo. No local são encontradas cerca de 150 espécies de aves, além de anfíbios e répteis (como o teiú e a falsa-coral) e mamíferos (capivara, mico-estrela e gambá).
Redação: Cedecom