A Mostra Universidade Cidade: gestos, afetos e manifestos de urbanidade, aberta no dia 12 de dezembro de 2020, se estenderá até 7 de fevereiro de 2021, com uma programação ampla e diversa, que contempla todas as regionais de Belo Horizonte. A mostra é uma realização do Espaço do Conhecimento UFMG, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, contando com o patrocínio do Instituto Unimed BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.
O objetivo do evento é promover o diálogo, a conexão, a interlocução e o compartilhamento entre cidadãs e cidadãos de Belo Horizonte, a partir da produção material e imaterial acumulada nos diversos territórios (Centros Culturais da Prefeitura de Belo Horizonte), na academia (UFMG), e decorrente do encontro entre os saberes.
Programação de janeiro (até 31/01)
– Todos os dias, às 19h30 e às 20h30 – Projeções na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários) – conteúdos produzidos pelos Centros Culturais municipais participantes da mostra.
– Sábados e domingos, às 19h30 – Projeções em Centros Culturais municipais e outros espaços públicos nas regionais Norte, Nordeste, Barreiro, Oeste, Pampulha, Venda Nova, Noroeste e Leste: Centro Cultural Pampulha (09/01), Centro Cultural Salgado Filho (10/01), Viaduto das Artes / Centro Cultural Lindeia Regina (16/01); Centro Cultural Usina de Cultura (17/01), Centro Cultural Alto Vera Cruz (23/01), Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira (24/01), Centro Cultural Venda Nova (30/01) e Centro Cultural Zilah Spósito (31/01).
– Terças-feiras, às 17h – Mostrinha – oficinas para o público infanto-juvenil (a partir de 8 anos), realizadas no Zoom. São 18 vagas em cada oficina e crianças até 12 anos devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis. Serão selecionados os dois primeiros inscritos residentes em cada uma das 9 regionais de BH). Inscrições já abertas pela página da mostra.
05/01 – Mirantes – oficina de postais
12/01 – No meio do caminho tinha uma história…
19/01 – Do meu jardim para o mundo
26/01 – Giz e Traço
– Quartas-feiras, às 17h – Lives Contar Histórias, no YouTube – conteúdos literários apresentados pelas equipes da Rede de Bibliotecas Públicas Municipais da Prefeitura de Belo Horizonte.
06/01 – Degustação Poética (leituras de Cora Coralina) – Equipe da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte
13/01 – Do terror ao riso na literatura brasileira – Equipe da Biblioteca do Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira
20/01 – Leituras de Conceição Evaristo – Equipe da Biblioteca do Centro Cultural Vila Santa Rita
27/01 – Do chapéu à fita – os muitos modos de contar uma história (leitura do conto Fita verde no cabelo, de Guimarães Rosa) – Equipe da Biblioteca Centro Cultural Salgado Filho
– Quintas-feiras, às 17h – Lives do projeto Descobrindo o Céu, no YouTube – conduzidas pelo Núcleo de Astronomia do Espaço do Conhecimento, as lives mostram o céu de Belo Horizonte, ensinando a localizar as estrelas e planetas, e ensinam algum tema da astronomia.
07/01 – História da Astronomia em Belo Horizonte
14/01 – O céu perdeu estrelas? É a poluição luminosa!
21/01 – Astronomia e Belo Horizonte: elementos pelas ruas da cidade
28/01 – Grupos de Astronomia em Belo Horizonte
– Sextas-feiras, às 19h30 – Lives dos Centros Culturais municipais, no YouTube – apresentações artísticas dos Centros Culturais, com a participação de artistas dos diversos territórios da cidade, com bate papo e transmissão ao vivo.
08/01 – Gestos e afetos criativos, com Cia. Badetes, Duo Afio, Victor Guerra, Rolim, Cia. Mineira de Teatro e Henrique Manara
15/01 – Entre cordas, peles, teclas: manifestos musicais, com Marimbando, 80 Rock, Cia Agnes e Super Pamp
22/01 – Infância, afeto e urbanidade, com Cia. Gaveta Caída, Wilma de Oliveira, Circo do Sufoco, Cia. El Indivíduo e Quintal da Guegué
29/01 – Dirias à Live, com Léo Dirias
Programação de fevereiro (01 a 07/02)
– Todos os dias, às 19h30 e às 20h30 – Projeções, na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG, de registros da mostra, enviados pelo público – Praça da Liberdade, 700, Funcionários
– 05/02, às 19h30, no YouTube – Periférico Rap – Live com os MCs dos Centros Culturais Alto Vera Cruz, Pampulha, Urucuia e Jardim Guanabara, com bate papo e exibição de vídeos gravados.
Confira todos os detalhes sobre a mostra (além de vídeos, fotos e conteúdos exclusivos, como trabalhos de artistas participantes do 6º Festival Descontorno Cultural), no site do Espaço do Conhecimento.
Redação: Cedecom