Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

Escola recebe homenagem nos 50 anos da Faculdade de Veterinária da Unesp/Botucatu

A Escola de Veterinária da UFMG recebeu na última sexta-feira, 26 de abril, uma homenagem da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp/Botucatu (FMVZ), que comemora seus 50 anos de atividades. O diretor, professor José Aurélio Garcia Bergmann, representou a Escola na sessão solene que homenageou pessoas e instituições importantes para o crescimento daquela instituição. A Escola de Veterinária da UFMG foi lembrada pela sua colaboração fundamental na formação de docentes.

Durante sua presença na solenidade, o professor José Aurélio, reconheceu que muitos membros da mesa, da plateia e outros professores da FMVZ passaram pela UFMG. Como por exemplo, o presidente da comissão do cinquentenário da faculdade, professor Flávio Massone, a vice-diretora, professora Maria Denise Lopes e o diretor da Faculdade de Veterinária da USP, professor Enrico Ortolani. O que representa bem o caráter multiplicador da UFMG.

Em sua fala, José Aurélio enfatizou o orgulho da Escola de Veterinária da UFMG em ser reconhecida e lembrada nessa cerimônia de comemoração. “O papel multiplicador e formador da Escola de Veterinária ficou bem representado na cerimônia em dois momentos: primeiro, nossa instituição continua sendo denominada Escola e não Faculdade, o que nos remete mais a formação de pessoas e multiplicação de conhecimento. E em segundo, ficou bem evidente o simbolismo do painel pássaros de autoria do arquiteto Silas Raposo, que enfeita parte da nossa Escola”.

História

Em 1963, quando os pioneiros da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp chegaram a Botucatu, contaram com o apoio de professores da USP na formação do embrião para a criação da faculdade, que serviu de modelo pedagógico e trouxe grande parte dos docentes responsáveis pela sustentação e constituição do curso. Na década de 70, a faculdade começou a se preocupar com a criação da pós-graduação, e para isso se sustentou na UFMG, principalmente para a formação de docentes. Como afirma o diretor da FMVZ, José Paes de Almeida, “Aí surge a Escola de Veterinária da UFMG, destino de muitos dos nossos professores em busca de sua especialização. Nossos eternos agradecimentos a esta instituição que tão bem nos acolheu e foi o porto seguro de muitos colegas na busca de uma formação sólida e de qualidade na pós-graduação”.

Atualmente as duas instituições possuem ainda relações acadêmicas, como grupos de pesquisa e mobilidade de alunos.

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola