No próximo sábado, dia 27 de setembro, tem Exposição Nacional de Guppies e Bettas no Auditório da Escola de Veterinária da UFMG. No evento, as duas espécies de peixes ornamentais serão expostas e julgadas. Além da exposição, no domingo, dia 28, haverá palestras com especialistas no assunto.
A exposição segue padrões internacionais. Os criadores de peixes se associam na Confederação de Criadores de Guppy e Bettas (CCG). Esses criadores enviam os melhores animais de cada espécie para participar da competição, que leva em conta diversas características dos peixes. Os juízes definem os três melhores de cada variável. Seguindo seus critérios, escolhem os melhores peixes em relação ao formato do corpo, tamanho do animal, formato da nadadeira, coloração, entre outros quesitos. Da espécie betta, apenas os machos são julgados. Já os guppies, machos e fêmeas participam da competição.
A exposição é organizada pelos professores Leonardo Bôscoli e Daniela Chemim do Departamento de Zootecnia da Escola em parceria com o CCG. “Nossa intenção é que essa exposição seja constante na UFMG. Pretendemos firmar uma parceria com o CCG e fazer outras edições do evento aqui”, afirma o professor Leonardo.