Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

Escola recebe ex-aluno para ministrar palestra sobre clínica de pequenos

João Felipe Galvão, ex-aluno da Escola de Veterinária e diplomado pelo Colégio Americano de Medicina Interna Veterinária, ministrou uma palestra com o tema “Tópicos avançados em clínica de pequenos, insuficiência renal e hipotireoidismo”, na tarde desta quarta-feira, 7 de agosto de 2013.

Alunos, residentes, pós-graduandos e professores da Escola compareceram à palestra, que tratou de dados e questões relacionadas à qualidade de vida dos animais. Analisando caso de gatos. João Felipe procurou falar do impacto real das doenças, de uma forma mais quantificada.

Para o professor Júlio César Cambraia, do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias (DCCV), o ex-aluno veio abordar um assunto que hoje é novidade para os animais de companhia no Brasil. Para ele, atualmente, a busca pela qualidade de vida de animais de companhia é cada vez maior e por isso há uma busca pela melhoria no atendimento aos pets em caso de doenças degenerativas e irreversíveis, buscando longevidade e qualidade de vida do animal.

“O João trouxe uma experiência de uma situação que é presente no hemisfério norte já há algum tempo. Nós estamos começando a lidar com essas situações de alguns anos pra cá. O que muda a conduta da medicina veterinária acontece devido à aproximação das pessoas aos animais de estimação, e por isso elas querem, exigem e esperam um atendimento diferenciado, e com todos os recursos possíveis. Por exemplo, o João falou sobre a doença renal crônica, que é uma doença que depois de instalada só vai piorando, e apresentou as formas de dar ao animal toda a condição para que ele viva mais e com qualidade de vida. Esses são os princípios hoje de como lidar com doenças de caráter degenerativo, irreversível e progressivo”, comenta o professor Júlio sobre a palestra.  

João formou-se em 2004 na Escola de Veterinária da UFMG, fez residência em Botucatu na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp)  e completou um estágio de rotação de um ano na Universidade de Purdue, em Indiana, nos EUA. Concluiu recentemente uma residência em medicina interna de 3 anos na The Ohio State University College of Veterinary Medicine. “Fiz estágio no Texas e residência lá. Para isso, precisava ser licenciado nos EUA, revalidar o diploma, fazer algumas provas e fazer uma prova prática ou 1 ano clínico. A única forma que o estrangeiro consegue carta de recomendação é trabalhando diretamente com o professor. Então, a única forma de ter alguma chance era que eles me vissem trabalhando. Fui fazer esse ano clínico e até precisei pegar empréstimo. Um professor achava que eu era louco, porque se terminasse o ano clínico e não conseguisse o internato, teria que voltar pra casa”, contou João sobre sua trajetória acadêmica e profissional. “Depois da residencia, fui contratado por um Hospital de especialidade em Chicago. Estou lá há 2 anos, e hoje sou diretor médico do Hospital.” O Hospital VCA Arboretum é um hospital misto, de clínica geral e de especialidades.
 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola