A Escola de Veterinária sediou na última semana o XIV Encontro e o X Fórum Nacional de Dirigentes de Hospitais Veterinários Universitários. Este evento, que ocorre anualmente, tem o objetivo de discutir as diretrizes e metas a serem conquistadas, com propostas que visam a valorização da profissão. O fórum é formado por dirigentes de 36 hospitais veterinários das Instituições de Ensino Superior do país (IFES). Neste evento, estiveram presentes diretores dos hospitais, representantes do Ministério da Educação (MEC), da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), e dos fóruns de pró-reitores de planejamento e administração.
As discussões realizadas também buscam a definição de políticas específicas para a administração orçamentária, que impactam diretamente no ensino de cursos de graduação e pós-graduação em Medicina Veterinária. A coordenadora geral do fórum, professora Luciana Dambrósio Guimarães, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), falou sobre a dinâmica do evento. Segundo ela, “são formadas comissões menores para trabalhar assuntos específicos. Essas comissões se encontram uma, ou mais vezes, durante o ano”.
Luciana ressaltou também a grande responsabilidade dos dirigentes durante o encontro, pois, todo ano eles têm que montar a matriz orçamentária para receber os recursos da Sesu (Secretaria de Educação Superior, que é uma unidade do MEC). “Esse recurso é distribuído de acordo com o ranking e quem faz esse ranking somos nós durante o fórum. Então, precisamos fazer esses encontros para discutir as planilhas, adequar formulários, melhorar cada vez mais essa matriz, e possibilitar que este recurso seja melhor distribuído. Esse é o objetivo principal do encontro”.
E para a diretora do Hospital Veterinário da UFMG, professora Eliane Gonçalves de Melo, o evento realizado anualmente discute as possibilidades de atuação para os próximos anos, conforme as necessidades dos hospitais. "É de fundamental importância para direcionar os passos e compilar os dados, desenvolver as planilhas do orçamento, e conseguir os recursos para os hospitais", afirma. Durante o encontro deste ano foi decidido que a próxima sede do evento será na cidade de Palotina-PR, em maio de 2014.