Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Notícia

Escola realiza colação de grau dos formandos em Medicina Veterinária e Aquacultura 2023/2

Eventos aconteceram na quinta-feira, dia 18/01

No dia 10/08 (quinta-feira), em uma ocasião marcante de conquista, as turmas comemoraram a formatura de mais uma etapa de suas jornadas acadêmicas. A 140ª turma de graduação em Medicina Veterinária e a 21ª turma de graduação em Aquacultura celebraram esse momento especial. A solenidade de colação de grau para ambos os cursos foi realizada no auditório Prof. Mário de Souza Couto Barbosa.

A primeira cerimônia teve início às 10h, onde a 140ª turma de Medicina Veterinária vivenciou a emocionante colação de grau, marcando o encerramento de sua trajetória como estudantes e o início de uma nova fase como profissionais.

A cerimônia teve início com um discurso da Reitora Sandra Goulart, em formato de vídeo. Suas palavras reforçaram o momento de transição vivido pelos formandos, destacando o lema da UFMG, Incipit vita nova, que significa “iniciar vida nova”. Logo após o vídeo da Reitora, foi exibido um vídeo institucional da Escola, destacando o trabalho feito pelos seus alunos, professores e funcionários.

A mesa de honra contou com a Diretora, em exercício, da Escola de Veterinária, a professora Eliane Gonçalves de Melo; o coordenador do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Graduação em Medicina Veterinária, professor Andrey Pereira Lage; a paraninfa da turma, professora Hemilly Cristina Meneses de Sá; o Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais , Doutor Bruno Divino Rocha; os professores homenageados pela turma, professor Antônio Último de Carvalho e professor Rodrigo Melo Meneses; e o funcionário homenageado pela turma, senhor Carlos Soares da Cunha.

Em seu discurso, a oradora da turma, Rayssa Emanuelle dos Reis Carvalho, destacou que a colação é o encerramento de um ciclo intenso, marcado por conquistas e desafios. Relembrou as alegrias, como o momento em que foram aceitos na Universidade, as amizades formadas e as confraternizações entre os colegas, e os desafios, como o tempo dedicado ao estudo e à realização de trabalhos acadêmicos, bem como a pandemia e o ensino remoto. Por fim, disse que a vitória desse momento era fruto do esforço individual dos alunos e do apoio de suas famílias, professores e funcionários, bem como dos animais, que são parceiros e pilares emocionais dos graduandos.

Em seguida, a aluna Isabela Padua Zanon foi prestigiada como destaque da turma, e recebeu um certificado do Doutor Bruno Divino Rocha, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais . O Doutor, egresso do curso de Medicina Veterinária da UFMG, parabenizou os formandos e ressaltou o compromisso que eles têm com a sociedade enquanto formandos de uma universidade pública e responsáveis pelos cuidados com os animais.

A formanda Karen Beatriz Guerra Lima foi responsável por liderar a turma no proferimento do juramento profissional. Feito o juramento, a Diretora em Exercício Eliane de Melo conferiu o Termo de Colação de Grau e os formandos foram chamados nominalmente para receber os seus diplomas.

A cerimônia foi encerrada com a fala da professora Eliane, que parabenizou os seus agora colegas de profissão, destacando os conhecimentos e oportunidades que eles vivenciaram na Escola. Discursou sobre o misto de emoções que os formandos estão sentindo, como alegria, tristeza e medo. Evocou dois itens das vidas de todos, que ela acredita serem especialmente importantes para os formandos: o tempo e a distância. Essa muda com a tecnologia. Aquele é um convite para os alunos se lembrarem de tudo o que viveram e se prepararem para o que os aguarda no futuro. Finalizou referenciando Richard Bach, que disse que “Estamos em verdade onde nosso coração está”, e, por isso, a Escola de Veterinária sempre estará junto deles.

 


 

No segundo evento, ocorrido às 15h, a 21ª turma de Aquacultura concluiu a sua notável jornada acadêmica, marcando os primeiros passos em suas carreiras. Assim como na primeira cerimônia, a programação teve início com palavras da Reitora Sandra, destacando os anos de estudo, dedicação e esforço, seguidas pela exibição do vídeo institucional.

A mesa de honra da cerimônia de Aquacultura contou com a presença da professora Carla Ferreira Soares, Subcoordenadora do Colegiado de Coordenação Didática do curso; o patrono da turma, Professor Carlos Augusto Gomes Leal; o paraninfo da turma, professor Guilherme Campos Tavares; a professora homenageada pela turma, Paula Adriane Perez Ribeiro; e a servidora técnico-administrativa homenageada, senhora Júnia Pacheco Teixeira.

A oradora da turma, Nubia Gomes Braga, destacou a formação de vínculos que transcende os limites da sala de aula e a importância de concretizar a Aquacultura. Além disso, a oradora ressaltou a importância dos cuidados com a água.

A bacharela Helena Caldeira Matos proferiu o juramento profissional em nome dos formandos de Aquacultura. Com o juramento solene realizado, a diretora Eliane Gonçalves de Melo formalizou a colação de grau, convocando os Bacharéis em Aquacultura da UFMG para receberem os prestigiosos cartões da reitoria.

Na sua fala final, a diretora Eliane Gonçalves de Melo, destacou a a magnitude da carreira dos agora formados, ressaltando o valor ambiental que a Aquacultura oferece para diferentes camadas de vida. Uma atividade que pode ser praticada de forma sustentável e tem apresentado elevado crescimento e modernização. A diretora expressou confiança de que os ex-alunos serão lembrados e sublinhou que a jornada está apenas começando. Assim, finalizou a sessão de colação de grau dos formandos de Aquacultura da UFMG com celebração e felicitações.

 

A Escola de Veterinária expressa os mais sinceros votos de sorte e sucesso a todos os graduandos neste momento tão significativo!

Clique aqui para ter acesso às fotos da cerimônia de colação de grau dos formandos em Medicina Veterinária, feitas pela Assessoria de Comunicação da Escola de Veterinária da UFMG

Clique aqui para ter acesso às fotos da cerimônia de colação de grau dos formandos em Aquacultura, feitas pela Assessoria de Comunicação da Escola de Veterinária da UFMG

 

Equipe

Alan Augusto (fotografia), Antônio C. (fotografia e supervisão), Luísa Aguiar (redação), Wanessa Lina (redação).

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola