Marcadas pela mensagem de parabéns da reitora Sandra Regina Goulart Almeida, foram realizadas, no dia 18 de agosto, as colações de grau dos formandos do primeiro semestre de 2022 em Medicina Veterinária e Aquacultura. Na ocasião, ela parabenizou os formandos, que, conforme enfatizou: “fazem parte da história da UFMG”.
As colações foram no Auditório Prof. Mário de Souza Couto Barbosa. Ambas as cerimônias ocorreram na retomada presencial dos eventos acadêmicos e também foram transmitidas no YouTube pelo canal da Escola de Veterinária.
Na mensagem exibida por vídeo, a reitora ressaltou a importância do momento, que marca o início de uma nova travessia comprometida com o desenvolvimento do país e de uma sociedade mais justa, seja pela atuação no mundo do trabalho ou pelo exercício diário da cidadania. Sandra salientou a importância da universidade pública e da educação de qualidade para a construção de uma nação, e finalizou sua fala dirigindo-se aos formandos: “Somos, todos e todas, sempre UFMG”.
A solenidade de Medicina Veterinária foi presidida pelo diretor da Escola de Veterinária da UFMG, professor Afonso de Liguori Oliveira. Integraram também a mesa de honra os professores Andrey Pereira Lage, coordenador do Colegiado do curso de Medicina Veterinária; Camila de Valgas e Bastos Castro, paraninfa da turma; Guilherme Mattos Jardim Costa, patrono da turma; Elias Jorge Facury Filho, homenageado da turma, que representou os demais professores homenageados: Cláudia Freire de Andrade Morais Penna, Maria Isabel Maldonado Coelho Guedes, Matheus Anchieta Ramirez e Rodrigo dos Santos Horta. Também estavam presentes o funcionário homenageado, Luiz Carlos de Assis, e o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais (CRMV-MG), Bruno Divino Rocha, ex-aluno da Escola.

Após a reprodução do hino nacional, os oradores Clara Anirra Quaresma de Assis e Bruno Miranda de Paula citaram algumas das memórias afetivas da graduação compartilhadas entre os formandos. Os dois salientaram também que seu processo de formação não se encerrava naquele momento. O evento, na fala dos oradores, marcou o recomeço de novos ciclos para cada um dos formandos, que possuem em comum a passagem pela Escola de Veterinária.
.jpg)
Em seguida, o presidente do CRMV-MG, Bruno Divino Rocha, entregou o certificado de honra ao mérito e o bottom alusivo à Medicina Veterinária para Lorena Diniz Macedo Silva, que se destacou com a melhor média dentre a turma de formandos. O presidente realizou também um discurso, no qual salientou a qualidade e o reconhecimento acadêmico da Escola de Veterinária da UFMG. Bruno finalizou sua fala convidando os formandos para refletirem sobre suas funções, a partir daquele momento, na sociedade.

O bacharelando Marcos Vinicius Oliveira Almeida, acompanhado dos outros formandos, proferiu então o juramento do Médico Veterinário, momento seguido pelo proferimento do termo de colação de grau. Os formandos foram chamados nominalmente para receberem os cartões da reitora e as declarações de conclusão de curso.
A solenidade foi finalizada com um discurso do prof. Afonso de Liguori Oliveira, que falou da felicidade de poder estar dividindo o momento com os convidados presentes após o período de distanciamento social. O diretor declarou também que a Escola estará sempre de portas abertas para os ex-alunos, encerrando, por fim, a sessão.

Já a cerimônia de Aquacultura, contou com a presença do diretor da Escola, professor Afonso de Liguori Oliveira; do coordenador do Colegiado do Curso de Aquacultura, Carlos Augusto Gomes Leal; dos professores homenageados pelos formandos, Eduardo Maldonado Turra, Lilian Viana Teixeira, Luciano dos Santos Rodrigues e Matheus Anchieta Ramirez, e da técnica-administrativa homenageada, Érika Ramos de Alvarenga.

Após a reprodução do hino nacional, Julia Drumond Falcao, oradora da turma, discursou. A formanda ressaltou os processos de transformação pelos quais a turma passou durante a graduação, recordando sua trajetória, desejando sucesso aos caminhos dos bacharelandos e parabenizando-os pela perseverança e dedicação ao curso finalizado.

Giovanna Viana Ribeiro proferiu o juramento dos formandos, que juraram honrar o título adquirido, contribuindo para o progresso do país, sendo fiéis aos preceitos da honra e da ciência em benefício do cidadão e da sociedade.

Após o proferimento do termo de colação de grau, os formandos foram chamados nominalmente para receberem os cartões da reitora e as declarações de conclusão de curso.
Encerrando a sessão, Afonso de Liguori Oliveira chamou atenção para a responsabilidade que os formandos carregariam a partir daquele momento, ao representarem a UFMG e o curso de Aquacultura no mercado profissional. Por fim, o diretor se disse honrado e feliz pela integração do curso de Aquacultura nas atividades da Escola, e parabenizou os bacharelandos e seus familiares e amigos, que também fazem parte da conquista ali celebrada.

A Escola de Veterinária deseja sorte e sucesso a todos os formandos!