Nesta quarta-feira, 20 de novembro de 2013, a Escola Municipal Maria da Silveira, localizada no bairro São Bernardo, recebeu alunos da Escola de Veterinária e médicos veterinários, que realizaram atividades e jogos com os estudantes. Segundo Adamastor Bussoloti, médico veterinário que acompanhou a intervenção, o objetivo da ação é saber quais são as atitudes das crianças em relação à guarda responsável de animais de estimação, e o que eles avaliam que é certo ou errado com relação aos animais. Outro fator que é desenvolvido no projeto é o estímulo à adoção, como forma de reduzir o abandono.
“A maioria das crianças tem algum animal de estimação, então é muito importante eles saberem cuidar. Essas práticas ajudam a conscientizá-los mais”. Revela Cecília, professora da Escola Maria da Silveira.
No início e no fim das atividades foram distribuídas para as crianças folhas com várias imagens de cuidados com os pets, momento em que eles tinham que responder quais atitudes eram corretas. Posteriormente, esses papeis serão analisados, e avaliadas as mudanças de pensamento em relação à posse responsável, do início ao fim das atividades. Depois, os alunos participaram de um jogo de tabuleiro humano, onde tinham que responder a diversas perguntas, tornando-se vencedor o grupo que chegasse ao final primeiro. “Essa dinâmica é muito importante, pois a educação das crianças é o ponto principal que deve ser abordado para que seja possível que ocorram mudanças”, disse Taísa, aluna do 4° período da medicina veterinária.
Marco Paulo, aluno do 6° período do curso de medicina veterinária, revela a importância de realizar ações com as crianças. “É importante trabalhar com o público infantil, já que eles são o futuro. Essas práticas de guarda responsável de adoção precisam ser semeadas, para que no futuro seja possível mudar o quadro de animais abandonados.”
Essa foi a primeira escola visitada, mas há a intenção de que o projeto se expanda. Para Raquel, aluna do 4° período de medicina veterinária, “essa foi uma boa maneira de abordar as crianças, pois elas ficaram muito animadas com as atividades e revelaram a vontade de que novas ações ocorram na escola”.
Graziela, estudante da escola visitada conta o que achou do projeto. “Eu gostei e achei muito interessante, porque aqui eu aprendi a cuidar bem de um animal, e que não pode machucar ou bater neles."