Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

Escola de Veterinária recepciona calouros dos cursos de Aquacultura e Medicina Veterinária

A recepção dos calouros da Escola de Veterinária da UFMG segue um padrão. Mas, para cada um dos novatos este momento é diferenciado. Na última sexta-feira, dia 8 de março, os novos alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Aquacultura tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a instituição, em uma tarde destinada às boas-vindas aos calouros. O dia consistiu no primeiro contato dos alunos com um novo mundo de conhecimento e oportunidades.

“Os alunos são o nosso orgulho”. A frase proferida na recepção dos calouros pela a vice-diretora, professora Zélia Lobato, é a síntese da importância dos alunos na construção da história de sucesso da Escola. Afinal de contas, eles são um dos principias responsáveis pela representatividade da unidade no cenário nacional e mundial. E a conscientização dessa reponsabilidade é realizada desde o primeiro dia de aula.

Entretanto, para que ela aconteça é preciso que os alunos conheçam bem a área em que irão atuar e se dediquem bastante. Por isso, na recepção, os estudantes puderam conhecer mais sobre o funcionamento da Escola, além de serem apresentados à diretoria, aos chefes de departamentos e a órgãos da Universidade. Outros pontos importantes desse dia são a visibilidade aos diversos programas de apoio oferecidos aos alunos pela Universidade e o esclarecimento de questionamentos e das oportunidades oferecidas pelos cursos.

Desse modo, os novos alunos do curso de Medicina Veterinária assistiram a uma apresentação geral da Escola e da Universidade, realizada pela vice-diretora da unidade. “Espero que os alunos consigam se inserir e aproveitar tudo o que o curso tem para oferecer. É importante que eles tenham interesse em conhecer todas as opções dentro da veterinária, que é uma área muito abrangente”, diz Zélia.

Logo após, eles participaram da Aula Inaugural da disciplina "Profissiografia do Médico Veterinário”, ministrada pelo professor da UFMG José Newton. Além disso, o professor Marcelo Resende de Souza, coordenador do Colegiado de Graduação de Medicina Veterinária, realizou um breve panorama das atividades e dos termos organizacionais do curso.

Os alunos de Aquacultura foram recepcionados pelo diretor da unidade, professor José Aurélio Bergmman, que, assim como a professora Zélia, realizou uma apresentação da Escola e da Universidade. Após esse momento, o coordenador do curso, professor Edgar de Alencar Teixeira, ministrou uma aula inaugural sobre a Aquacultura e apresentou os professores da área.  

Representantes do Diretório Acadêmico Professor Alberto Monteiro Wilwerth (DA) também recepcionaram os calouros dos dois cursos, apresentando as ações e formas de atuação do órgão e convidando os estudantes a participar de suas atividades.
 

 Expectativas

A expectativa que fica com a entrada desses novos alunos é grande. O professor Edgar espera que os alunos se dediquem e aproveitem bem o curso, principalmente a parte inicial. “A partir do meio do ano, estaremos com uma estrutura completa de laboratórios. Então, os novos alunos poderão vivenciar o curso de uma forma que os outros não vivenciaram”, avalia.

Já a estudante Florence Soutelo, espera que o curso abra a porta do mercado para os novos profissionais, cada vez mais capacitados. “Pesquisei muito antes de escolher o curso de Aquacultura. Ele me chamou muita atenção por trabalhar com o mar, que é uma área que eu adoro. Além disso, existem poucos profissionais nessa área”, conta.

O diretor da Escola, professor José Aurélio, conclui: “Espero que eles realmente venham, lutem, aprendam, conquistem e saiam daqui preparados, não só como profissionais, mais também como cidadãos”.

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola