A Escola de Veterinária recepcionou no dia 1 de março os calouros das turmas de Medicina Veterinária e Aquacultura com início em 2019. O evento ocorrido no Auditório Professor Mário Barbosa começou às 14h e contou com a apresentação dos vários setores da Escola.
.jpg)
A professora Cláudia Penna, coordenadora do curso de Medicina Veterinária, deu início a recepção desejando boas-vindas aos novos estudantes e apresentando alguns dos professores e servidores responsáveis pelos variados departamentos da Escola. “O diálogo é sempre o melhor processo para resolver qualquer situação”, disse a professora Cláudia ao afirmar a importância do bom relacionamento entre os alunos, professores, servidores e funcionários da instituição.
Logo após a apresentação do vídeo institucional, o professor e vice diretor da Escola, Roberto Guedes, deu continuidade ao evento e discursou sobre o valor dessa nova etapa na vida profissional e acadêmica dos alunos. Ele recomendou que os discentes observem qual a área de maior afinidade dentro do curso escolhido e aprofundem seus conhecimentos nela, já que isso propicia o direcionamento na vida profissional de cada um.

O professor Roberto ressaltou a relevância da interação entre os alunos dos dois cursos, uma vez que é muito importante que haja troca de experiências. Ele também disse aos novos acadêmicos da Escola de Veterinária que o aproveitamento vai além do que é oferecido em sala, citando as atividades extracurriculares e demais oportunidades como estágios, projetos de extensão e pesquisa. Além disso, ele chamou a atenção para a o não negligenciamento do ciclo básico, já que esse constitui a base da formação dos futuros Médicos Veterinários e Aquicultores.
Diogo Zica foi o Assistente Social que representou a Fump, entidade responsável pela assistência estudantil na UFMG, e apresentou os programas de auxílio financeiro, alimentação, moradia e de saúde que a instituição oferece.
.jpg)
A professora Maria Izabel de Azevedo introduziu o Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq) aos novos alunos, órgão do qual é coordenadora. “A Universidade é união entre o ensino, pesquisa e extensão”, definiu a professora ao evidenciar o local de destaque da iniciação científica dentro do percurso acadêmico, principalmente para os interessados em uma pós graduação.
Matheus Anchieta Ramirez, professor da Escola de Veterinária e coordenador do Centro de Extensão, apresentou o setor aos calouros apontando o papel de retorno dos resultados obtidos na extensão para a sociedade e como ela propicia o aprofundamento teórico. O professor Matheus declarou que a extensão é o método pelo qual a Universidade “absorve a informação científica e a torna em algo legível a sociedade”.
Por fim, foi a vez da representante da Escuta Acadêmica, Margaret Araújo, apresentar o serviço de acolhimento e orientação aos alunos, seção esse responsável por possibilitar o diálogo entre os discentes e os departamentos da Escola.
.jpg)
.jpg)
A Vet Júnior, a Associação Atlética Taurus e o Diretório Acadêmico também marcaram presença na recepção e se apresentaram aos novos calouros, realizando sorteios, divulgando suas atividades e convidando os novos alunos a participarem das diversas atividades e projetos que a Escola de Veterinária oferece aos alunos. A recepção foi encerrada com uma dinâmica promovida pelo D.A., cujo o intuito era fomentar a interação entre as turmas.