Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

Escola de Veterinária recebe seus calouros para o novo semestre

A manhã do dia 9 de agosto foi de ansiedade para os calouros dos cursos de Aquacultura e Medicina Veterinária. Às 8h30, a Escola de Veterinária da UFMG recebeu seus novos estudantes no Auditório, onde aconteceram apresentações e foram passadas informações importantes para o bom início e andamento da graduação. Além do primeiro contato com diferentes membros e órgãos que compõem a instituição, os graduandos tiveram, ao final da recepção, a oportunidade de conhecer algumas instalações.

O diretor José Aurélio Garcia Bergmann foi o responsável pela abertura do evento, dando as boas vindas aos calouros. Em seguida, foi realizada uma série de apresentações, abordando diferentes temas de interesse para os recém-chegados. A secretária geral, Cássia Monteiro, falou sobre as comissões de formatura, dando instruções sobre procedimentos e precauções a ser seguidos em sua organização. O diretor José Aurélio retomou a palavra e, desta vez, apresentou a estrutura administrativa da Escola de Veterinária e um pouco de sua história. Através da vice-diretora, Zélia Lobato, os estudantes tiveram a oportunidade de saber mais sobre outras estruturas da escola, como a Assessoria de Comunicação, e sobre a representação discente nos órgãos colegiados.
 
Em seguida, foram apresentadas as entidades estudantis. Juliana Rocha, aluna do 6º período de Medicina Veterinária, apresentou o Diretório Acadêmico Professor Alberto Monteiro Wilwerth (DA). Ela foi seguida pelos estudantes Fernando Schmidt, que falou sobre a Associação Atlética Acadêmica, e Lívia Garcia, responsável pela apresentação da Executiva Nacional dos Estudantes de Veterinária (Enev).
 
Os alunos foram ainda apresentados aos órgãos responsáveis pelas atividades de pesquisa e extensão realizadas pela Escola de Veterinária. A professora Adriane Pimenta da Costa Val Bicalho falou sobre o Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq) e o professor Décio Souza Graça explicou a função e o funcionamento do Centro de Extensão (Cenex).
 
O calouro do curso de Medicina Veterinária, Vitor Maia, diz estar muito empolgado com o início das aulas, já que sempre quis se graduar na área. “A expectativa que tenho é conseguir me destacar na área de animais de grande porte e, por isso, tenho muita vontade de correr atrás”. Para ele, a recepção foi importante para instruir os novos alunos. “Qualquer orientação para os calouros é bem vinda, achei muito legal o fato de nos explicarem tudo o que a escola tem a oferecer”, afirma.
 
Após o primeiro ciclo de apresentações, os estudantes foram divididos por curso. Os que cursam Medicina Veterinária permaneceram no auditório, onde assistiram à fala do professor Nivaldo da Silva, que apresentou o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais (CRMV-MG), e também do professor Marcelo Resende, responsável por apresentar o Colegiado e a estrutura acadêmica. Em seguida, todos seguiram para uma visita à Fazenda Experimental Professor Hélio Barbosa, no município de Igarapé.
 
Já os estudantes de Aquacultura acompanharam o coordenador do curso, Edgar de Alencar Teixeira, até outra sala, onde puderam saber mais sobre seu Colegiado e estrutura curricular. Ao fim da apresentação, os calouros foram conhecer as instalações do Laboratório de Aquacultura (Laqua), localizado na própria Escola de Veterinária.

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola