Acontecem entre os dias 15 e 21 de maio as Aulas Práticas Integradas de Campo (Apic’s) na região de Teófilo Otoni. Os alunos do 9º período do curso de Medicina Veterinária que se matricularam nesta disciplina optativa poderão conhecer 25 fazendas durante a viagem, onde terão aulas sobre várias áreas. As Apic’s são atividades de integração entre ensino e extensão e, de acordo com o coordenador do Cenex, professor Décio Souza, “são importantes para que os estudantes possam vivenciar as mais distintas situações encontradas na prática das fazendas”.
Além de um total de 40 alunos, 5 professores participam da atividade e irão ministrar aulas nas propriedades visitadas. As áreas abordadas serão nutrição, clínica, reprodução de machos, reprodução de fêmeas e bovinocultura de corte. A programação inclui, além das aulas, grupos de discussão sobre os trabalhos realizados durante o dia, com a presença dos estudantes, professores, fazendeiros e empregados das fazendas. Após o retorno, será ainda enviado a cada um dos proprietários um relatório com diagnósticos e sugestões, baseado nas observações dos participantes.
cartaz-apic.jpgDurante a viagem, os estudantes também terão a oportunidade de participar gratuitamente do XXXII Encontro dos Médicos Veterinários e Zootecnistas dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e Rio Doce. O evento também acontece em Teófilo Otoni, entre os dias 19 e 21 de maio. Nesta edição, a Escola de Veterinária da UFMG participa da organização do encontro e será representada por dois palestrantes, o diretor e professor José Aurélio Bergmann e o professor Fabiano Alvim Barbosa.
Os participantes da Apic partirão da Escola de Veterinária na manhã do dia 15 de maio. O transporte será realizado através de um ônibus, além de veículos menores para os trechos de estrada de terra.
A Apic de Teófilo Otoni conta com apoio financeiro e logístico da prefeitura da cidade, do frigorífico Max Beef, da empresa Multitécnica Nutrientes Minerais, além de outras empresas locais.