Para a etapa final do Projeto Eco Vida, a Escola de Veterinária esteve presente com seus animais, professores e alunos na Mostra Cultural do Colégio Dona Clara. O evento, realizado na Praça Miriam Brandão, no último sábado, 26 de outubro, trouxe alegria e realização para as crianças.
A coordenadora e pedagoga do Colégio Dona Clara, Márcia Amaral, destaca o valor da construção do olhar ecológico nas próximas gerações. “As crianças menores, que ainda estão formando opinião e construindo um olhar ecológico sobre a vida, precisam conhecer os animais e ter este contato que estamos propondo hoje junto a Escola de Veterinária. Sem essas experiências prévias elas não são preparadas para a vida em uma forma geral”, explicou.
“Uma ideia super criativa”
Foi assim que Zaíra Torres, mãe de um dos alunos do Colégio Dona Clara, descreveu a iniciativa. “Eu não esperava que os animais estivessem espalhados pela praça. Meu filho me contou, mas não acreditei”, afirmou.
O projeto, que surpreendeu Zaíra, teve início com visitas das crianças à Escola de Veterinária, acompanhadas pela professora Cléia Ornellas e pelo professor Rubens Carneiro. Esses se dispuseram a participar da Mostra levando alguns dos animais para encerrar a vivências proposta no Projeto Eco Vida deste ano. “A Escola precisa abrir novos espaços para que as pessoas conheçam o trabalho do médico veterinário. Estamos mostrando que a Universidade é do povo”, afirmou o professor Rubens.
Na Mostra Cultural, promovida pelo Colégio Dona Clara, as crianças aprenderam sobre o Reino Animal e a importância de conservar a natureza. Segundo a professora do 1° ano, Maíra Tannure, “esse projeto veio para despertar nas crianças o desejo de cuidar do nosso planeta, pois eles são os herdeiros do futuro”. 
Marcela Moraes de 6 anos , aluna do colégio, estava animada com os acontecimentos do dia. “Eu achei legal conhecer os animais e passar a mão em todos, foi muito interessante. Aqui na escola também estudamos as classificações de vários tipos de animais”, explicou.
Estendendo o conhecimento
A Escola contou com alguns parceiros importantes para a participação na Mostra, como o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerias (CRMV-MG), que viabilizou as ações propostas, divulgação e valorização do profissional Médico Veterinário. Os projetos Agha, Comuni e alunos de projetos de extensão também contribuíram para o sucesso do evento.
Guilherme Nery, aluno do 10° período de Medicina Veterinária, avalia a importância de participar de eventos como esse e destaca a necessidade de que as pessoas conheçam a totalidade do trabalho do veterinário. “Para nós, alunos da Escola, é importante participar de projetos de extensão. Dessa forma, podemos trazer o que aprendemos na sala de aula para a comunidade e retribuímos a oportunidade de estudo que a sociedade nos dá. É interessante que as crianças tenham este tipo de experiência e conheçam o trabalho do veterinário, pois isto pode ser um campo de atuação para eles no futuro,” ressaltou.
Confira aqui a galeria de fotos.