Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

Escola de Veterinária participa do processo de criação do Programa Mineiro de Qualidade do Leite

A Escola de Veterinária da UFMG está envolvida de forma ativa na criação do Programa Mineiro de Qualidade do Leite, um projeto que surgiu com a preocupação do governo do estado em gerir de maneira mais eficaz a qualidade do seu produto lácteo.

Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais se destaca como o maior estado produtor de leite do país, a atividade leiteira é expressiva tanto na economia como na própria cultura mineira. Tendo em vista a importância do setor lácteo para o estado, buscando aprimorar a qualidade da atividade e visando adequar os produtores às novas normas de qualidade do leite, foi proposto um programa específico para supervisionar a produção leiteira de Minas.

Foi solicitado à Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) que elaborasse uma prévia do programa e este foi encaminhado à Câmara Setorial, formada por representantes multidisciplinares que estão unindo esforços para analisar a proposta, consolidar o documento e apresentá-lo ao governador.

Dentro desse cenário, a Escola de Veterinária, entra com a participação ativa, de professores e do Laboratório de Análise e Qualidade do Leite, um dos laboratórios oficiais de análise do leite do país.

“O documento é composto por vários subprogramas que irão atuar concomitantemente para que consigamos produzir um leite de melhor qualidade. Um ponto que foi muito abordado é a preocupação com a mão de obra. Está acontecendo uma migração da mão de obra para outras atividades econômicas, então foi sugerido que o estado criasse um programa de capacitação de mão de obra de nível médio e até mesmo fundamental, com o objetivo de fixar os filhos dos retireiros, dos funcionários, na própria região, na atividade leiteira, obviamente, com dignidade”, explica a professora Mônica Cerqueira, responsável pelo Laboratório de Análise e Qualidade do Leite da Escola de Veterinária.

A ideia do programa é cobrir toda a cadeia produtiva, todas as etapas de produção do leite, desde a coleta da amostra, até o transporte às indústrias. “Nosso objetivo é conseguir que o estado produza leite de forma sustentável, de melhor qualidade e com a menor contaminação possível. Afinal, se Minas é o maior produtor de leite, deve ser também, exemplo de qualidade. A Escola de Veterinária tem um histórico de participação importante no agronegócio, e estar inserida de maneira dinâmica no processo de criação de um programa tão importante para o país, é motivo de alegria e reconhecimento, além de possibilitar enriquecer o conhecimento daquele docente envolvido, e obviamente essa experiência será repassada aos alunos, assim a gente possibilita formar um profissional ciente da realidade de mercado”, completa a professora Mônica.

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola