Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Notícia

Escola de Veterinária marca presença na Discover Conference nos EUA

Aconteceu entre os dias 10 a 13 de outubro de 2011, a 22rd Discover Conference em Itasca, Illinois, nos EUA. A conferência, realizada pela American Dairy Science Association (ADSA), aborda temas específicos e tópicos novos sobre o universo da pecuária leiteira no mundo. Desta vez, o assunto foi “Milk Components: Opportunities for Maximizing Farm Gate Returns and Meeting Manufacturing Needs”.

A conferência atua na área técnica envolvendo pesquisa e difusão de novas tecnologias. Técnicos, consultores, patrocinadores e pesquisadores no assunto do mundo inteiro, se reuniram no Eaglewood Resort and Spa para discutir meios de se obter um maior rendimento para a indústria leiteira.

O professor Ronaldo Braga, do Departamento de Zootecnia (DZOO) da Escola de Veterinária da UFMG, participou do congresso que discutiu entre outros assuntos, as pesquisas com foco em melhorar os componentes dos sólidos do leite.

O professor Ronaldo explica que o 87% da composição do leite é de água, mas são os 13% de compostos sólidos – principalmente proteínas e gorduras – que conferem valor agregado ao produto no mercado, pois são eles que exercem a função nutritiva. “No mundo, hoje, existe um sistema de pagamento baseado nos componentes, até então o sistema de pagamento antigo era baseado no volume”, acrescenta o professor.

“A tendência hoje não é beber leite, e sim, comer leite”, afirma Ronaldo sobre o crescimento do mercado de produtos lácteos e de derivados do leite no Brasil e no mundo. Além disso, para o professor a maneira mais eficaz de aprimorar os componentes do leite é com o melhoramento genético dos animais. A UFMG tem um dos laboratórios da rede nacional de qualidade do leite e é referência no campo das pesquisas no assunto. Portanto, é necessário dar importância a parte de genética direcionada para a potencialização dos componentes sólidos do leite.

A função de um docente que vai a um congresso como este é de trazer ciência à comunidade universitária quanto ao estágio de desenvolvimento das pesquisas, segundo o professor. “Posicionar o estudante em relação aos avanços tecnológicos, ao mercado mundial de lácteos, qualidades nutracêuticas do leite e assim formar um profissional para o futuro”, reitera Ronaldo, a respeito da conferência.

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola