O horário de almoço da quarta-feira, dia 24 de agosto, na Escola de Veterinária foi diferente. Para o lançamento do novo portal da Escola de Veterinária, foi organizado um evento para toda a comunidade acadêmica. Carrinhos de pipoca e algodão-doce estavam estacionados no já conhecido pátio. Além disso, música ao vivo também compunha o ambiente.
No final da manhã, os novos conteúdos foram apresentados pelo diretor José Aurélio Garcia Bergmann e a vice-diretora Zélia Inês Portela Lobato à congregação da Escola de Veterinária. O site foi projetado em um espaço montado no próprio pátio e os participantes puderam saber mais sobre as diferentes funcionalidades do novo portal. Além disso, também foi apresentada a Assessoria de Comunicação, que existe desde novembro de 2010, e realiza diversas ações.
O evento seguiu e, às 12h, com o início da apresentação musical da cantora Elaine Anunan e a chegada dos estudantes, professores e funcionários dos mais variados setores, todos puderam conhecer o site e aproveitar o ambiente descontraído. Foi ainda realizada uma apresentação para os estudantes, também por parte do diretor José Aurélio e da vice-diretora Zélia Lobato. Ao explicar as diferentes novidades, Zélia afirmou que o novo site representa um passo importante para a melhoria da interação entre a escola e seus públicos. Abaixo você pode conferir um trecha do depoimento da vice-diretora:
Zélia ainda ressaltou que todos os professores e alunos devem contribuir para a divulgação do portal, para que ele possa cada vez mais cumprir seus objetivos.
O novo portal pretende ter conteúdo mais organizado, ser mais moderno, interativo e de fácil acesso. É o que explica Maíra Lobato, jornalista da assessoria de comunicação da Escola de Veterinária. “Ele é um site de design mais limpo, com conteúdo que estará permanentemente em atualização. Além disso, ele traz consigo várias novidades. Com o advento da web 2.0 a Escola de Veterinária não poderia ficar de fora destas novidades e ferramentas como, por exemplo, as redes sociais”. De acordo com Maíra, o site pretende ter conteúdo mais dinâmico e colaborativo.
Entre as novas seções, o portal conta com os “Casos Clínicos”, que permitem ao usuário testar seus conhecimentos ao analisar casos através de imagens, resultados de exames, entre outros. Também foi criada a seção “Pergunte ao Boi”, que oferece um canal direto para que aqueles que têm alguma dúvida relacionada à Escola de Veterinária possam ter suas perguntas respondidas com rapidez. Existe ainda uma parte totalmente destinada ao conteúdo colaborativo, que contará com material relacionado à Escola enviado pelos usuários. Os programas de televisão e rádio produzidos em parceria com a instituição também estão disponíveis no próprio site.
Para o diretor José Aurélio, o site significa um resgate e, além de um melhor contato com o público externo, propicia também um autoconhecimento da Escola. É o que você pode ouvir em seu depoimento logo abaixo:
As opiniões dos estudantes também foram positivas após o primeiro contato com a página. Felipe Machado, estudante do 9º período de Medicina Veterinária, gostou da iniciativa. “Acho mesmo que estava precisando. Quando entrei na Veterinária, a primeira coisa que procurei foi o site e vi que ele era carente de informações novas. Gostei também do fato de ser ligado às redes sociais, o que permite proximidade maior com as pessoas”. Na opinião de Fernando Schmidt, estudante do 7º período de Medicina Veterinária, “o design é mais atrativo, os links mais fáceis de acessar, isso interessa mais o aluno justamente pela facilidade”. Ele afirma que sentia falta justamente da rapidez de encontrar as informações. “Agora você sente mais vontade de descobrir e navegar pelo site”, explica. A estudante Ana Maria também acredita que a nova organização é capaz de aumentar o contato dos estudantes com o site da Escola. “Eu acho muito bom para os alunos, integrar tudo e ficar mais fácil de encontrar as coisas no próprio site. Não é muito comum que as pessoas utilizem o site da Escola e agora os acessos devem aumentar”.