Com duas equipes entre as dez primeiras colocadas do ranking da 6ª edição do Prêmio WSPA de Bem-Estar, a Escola de Veterinária é destaque no concurso promovido pela WSPA – Sociedade Mundial de Proteção Animal. O evento contou com a participação de 100 grupos de faculdades de todas as regiões do Brasil e tem como objetivo difundir conceitos de bem-estar animal.
Durante todo o ano, os alunos envolvidos foram avaliados por cinco tarefas. A competição, que se iniciou em maio, realizou atividades direcionadas ao tema de bem-estar dos animais de produção, como conceitos científicos e indicadores de bem-estar, senciência, bioética, legislação no abate dos animais e as formas de apoio ao produtor para aplicação do bem-estar em fazendas.
Intitulada “Supervetufmg”, a equipe das estudantes Flávia Oliveira, Jessica Guerra e Fernanda Suguimoto, do 3° período da Escola de Veterinária, foi a 5° colocada no concurso. As garotas prodígio foram orientadas pelo professor Antônio Carlos Santana Castro, do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. “Ele nos deu aula no 2º período de Anatomia dos Animais Domésticos e a nossa parceria foi perfeita, porque ele realmente se interessou pelo assunto e nos ajudou na busca desse novo conhecimento científico. O que era para ser um orientador, se tornou um colaborador direto”, conta Flávia Oliveira.
As alunas subiram o ranking da Escola, que no ano passado ficou em 8° lugar. “A colocação foi maravilhosa, visto que somos marinheiras de primeira viagem e não tivemos muito tempo para dedicar ao prêmio”, afirma Flávia.
O “BoiRisonho”, outra equipe da Escola, ocupou o 8° lugar. Os integrantes do grupo Simone Sommerfeld, Letícia David e Alex Serafim foram orientados pela professora Simone Koprowski Garcia, do Departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária. O criativo nome escolhido pelo grupo é uma homenagem ao mineiro Guimarães Rosa na poesia de Carlos Drumond de Andrade, “Um Chamado João”.
Pela colocação, os estudantes de veterinária receberão um conjunto completo do curso “Conceitos em Bem-Estar Animal” da WSPA, o documentário “Animais, Seres Sencientes” e um Certificado de Premiação.
Para Flávia, a competição vai além dos prêmios. O concurso coloca os alunos em meio ao pensamento filosófico de que os animais merecem todo respeito sendo seres sencientes. “A minha atual grade da veterinária não conta com a matéria "bem-estar". Mas ela já foi alterada e as novas turmas terão. E isso é uma vitória para a veterinária”, afirma.