Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

Escola de Veterinária da UFMG ganhará um novo laboratório

Com um financiamento da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), a Escola de Veterinária da UFMG conseguiu a aprovação do projeto de um novo laboratório.  "O laboratório foi concebido para ser uma unidade de estudo da sanidade dos organismos aquáticos dentro da escola", explica o professor Rômulo Cerqueira Leite, coordenador do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (DMVP) que supervisiona o projeto. O grande ponto é a unicidade do projeto, “não existe em nenhuma outra universidade federal um laboratório com esse escopo”, defende.
 
Serão investidos 1 milhão 350 mil reais no novo laboratório que vai compreender um novo local para estudo prático e cujos benefícios gerados não serão voltados apenas para o meio acadêmico, mas também para a sociedade como um todo. "A previsão é que o laboratório seja inaugurado ainda esse ano", afirma Rômulo.
 
O novo laboratório estudará tanto os animais marinhos como os de água doce, ou animais de águas interiores, como são chamados. “A ideia é conseguir desenvolver conhecimento e capacitar melhor os graduandos dos cursos de Aquacultura e Medicina Veterinária”, afirma o professor.
 
Além disso, "embora o país tenha 8 mil km de costa e comporte 12% de toda a água doce do planeta, a nossa piscicultura, nosso saber e manipulação dos organismos aquáticos é demasiado pequeno", justifica Rômulo. “Assim sendo, nosso intuito é, também, suprir o país com um maior domínio da piscicultura, para que sejamos autossuficientes, porque, ainda hoje, importamos grande parte da quantidade de pescado que é consumido pela população", completa.

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola