Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Notícia

Escola de Veterinária concede homenagem à professores durante Mostra Nossos Autores

O Centro de Memória da Escola de Veterinária UFMG (CEMEMOR) promoveu na tarde da última segunda-feira, 9 de setembro, a Mostra Nossos Autores, uma iniciativa que teve como objetivo homenagear os professores e a produção científica da Escola de Veterinária. Em comemoração ao dia do médico veterinário, o evento aconteceu no Hall da Biblioteca da Escola e contou com a presença de alunos, professores e servidores da Escola, que homenagearam o professor emérito Ivan Barbosa Machado Sampaio.

Uma ilustração científica foi feita na parede da biblioteca com a imagem do professor Ivan, que surpreso com a homenagem recebida disse "eu não esperava isso, fiquei feliz porque todos os professores merecem uma homenagem, por isso fiquei muito feliz". O professor ainda avaliou a importância da produção científica na Escola como fundamental "nós devemos ter sempre a pós-graduação alimentando os alunos e os projetos, pois isso é importante para o aluno, para a Escola e para o professor que também faz parte do trabalho", completa. 

 

A celebração durante o dia do médico veterinário contou também com a apresentação da banda Canoa de Lua, cujos integrantes são ex-alunos da Veterinária, que avaliaram a iniciativa de se produzir eventos como a mostra nossos autores "no nosso atual cenário é muito importante valorizar o que é produzido nas universidade públicas, o que é produzido na Veterinária, por se tratar de uma faculdade de excelência mundial, eu acho essencial". Ben-hur e Tim também consideram a iniciativa como importante ao promover um momento de integração da arte à proposta científica "criar esse momento de arte junto à ciência é sempre muito legal, sendo essas, duas áreas que estão sendo degradas por nossos políticos atuais", reiteram.

A ideia de se fazer uma mostra sobre os autores da Escola de Veterinária partiu do pós-doutorando Raphael Mattoso, do núcleo de expografia e ideias do Cememor Vet. O idealizador do evento conta que a ideia surgiu como forma de valorizar os professores da comunidade, que por muitas vezes não recebem devida condecoração pelo hábito da corriqueira convivência com os alunos e profissionais da Escola. Essa percepção de Rafael surgiu de um intercambio feito em 2014 por ele "como havia estudantes de veterinária do Brasil inteiro, quando eu mencionava no intercâmbio os nomes dos professores da Escola que eu tinha aula, eles diziam 'nossa, eu tenho os livros dele', 'eles são sensacionais'. Então, quando estávamos fazendo um levantamento para o cememor, eu propus a homenagem aos professores, já que a Escola tem 87 anos e disseminou muito conhecimento para as outras escolas de veterinária, e a maioria da bibliografia produzida é referenciada aos professores daqui".

Rafael reafirma o intuito da mostra também como uma forma de gratidão aos docentes e como inspiração para os alunos, visto que durante a mostra a produção bibliográfica da Escola esteve exposta e os professores estiveram presentes. A inciativa serve também como estímulo aos alunos "quando os alunos veem a mostra, eles pensam sobre a expressividade de seus professores e visualizam que também podem construir algo parecido, e a motivação vem a partir do orgulho, um orgulho que motiva a levar o nome da veterinária mais a frente".

Últimas Notícias

Junho de 2024
D S T Q Q S S
01
02030405060708
09101112131415
16171819202122
23242526272829
30

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola