A semana do conhecimento, UFMG Conhecimento e Cultura 2011, continua a todo vapor. Ontem, dia 18 de outubro de 2011, foi o dia das apresentações dos projetos de extensão. As ações de extensão na UFMG são desenvolvidas por meio de programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviço e tem o objetivo de promover a socialização, interna e externa, dos trabalhos desenvolvidos nas diversas unidades. A Escola de Veterinária exibiu 6 projetos, em formato de pôster, na tarde desta terça-feira na Escola de Engenharia e Instituto de Ciências Agrárias – ICA.
O projeto de extensão “Fala Bicho”, coordenado pelo professor Matheus Ramirez do Departamento de Zootecnia, consiste em um programa diário na Rádio Educativa da UFMG que aborda curiosidades e temas interessantes do campo da veterinária. O programa, que está no ar desde março de 2007, é realizado por alunos do curso de Medicina Veterinária dispostos a colaborar com o projeto.
O curso de Aquacultura também marcou presença nas apresentações dos projetos extensão. “Condição Sócio Econômica de Participantes do Curso de Capacitação de Mão de Obra em Piscicultura” é o título do projeto estabelecido na cidade de Morada Nova de Minas. A cidade tem a pesca como forte atividade econômica, por estar situada no Lago da Represa de Três Marias. Porém, com o passar do tempo, a quantidade de peixes diminuiu e a demanda do pescado aumentou. O projeto, coordenado pelo professor do Coltec da UFMG, Alexandre Benvindo, disponibiliza cursos gratuitos de capacitação em piscicultura com o objetivo de criar uma rede profissional de pescadores que ajude a alavancar a atividade na região.
“Ação para o Desenvolvimento de Comunidades de Agricultura Familiar no Município de Conselheiro Lafaiete – MG” é um projeto de extensão, coordenado também pelo professor Matheus Ramirez, que visa aplicar novas metodologias que facilitem a transmissão de conhecimento para os agricultores familiares e possam, assim, potencializar os resultados da produção agrícola. “A agricultura familiar corresponde a 84% de todas as propriedades do meio rural brasileiro e é responsável pelo abastecimento de 70% dos alimentos no Brasil”, afirma Ranier Figueiredo voluntário do projeto.
“De Olho nos Bichos” é um projeto de extensão universitária com o objetivo de realizar a interação de temas do universo da Medicina Veterinária com a sociedade e principalmente o público que não tem contato direto com o meio. “O programa se propõe a fazer uma divulgação científica dos mais variados temas que envolvam a relação do homem com outras espécies, sendo abordados temas relacionados à saúde pública, inspeção sanitária, produção animal e tecnologia de alimentos”, acrescenta Bruna Braga, bolsista do projeto que é coordenado pelo professor Matheus Ramirez. A TV UFMG transmite o programa quinzenal desde setembro de 2009.
O professor Lívio Ribeiro Molina, do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária, coordena o ”Projeto Melhoria da Qualidade do Leite e Controle de Mastite – o Unileite”. O objetivo deste projeto é aplicar em larga escala um programa de controle da mastite e melhorar a qualidade do leite em fazendas no estado de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais , baseado no treinamento dos colaboradores. Segundo Henrique Freitas, aluno da graduação e, hoje, coordenador do Unileite, foram capacitados aproximadamente 600 ordenhadores para a realização da rotina correta de ordenha, em todo o estado desde 2002, quando o projeto se iniciou. “A equipe para ir a campo já tem um conhecimento teórico alto para passar, com segurança, ao produtor.”, afirma Mariana Brant, aluna do 10° período do curso de Medicina Veterinária e também coordenadora do projeto.
A Estruturação da Assessoria de Comunicação da Escola de Veterinária também é um projeto de extensão, coordenado pela professora Zélia Lobato. Dentre os objetivos, está a manutenção diária do atual website e a reformulação da antiga página eletrônica para promover uma maior difusão das informações e interação com estudantes, professores e a comunidade. "A Assessoria tem servido como importante elo na divulgação da produção científica e acadêmica da Escola, dentro e fora dela, além de permitir um aporte profissional para as demandas apresentadas.", afirma Alexandre Zambelli, bolsista e aluno do 9° período do curso de Medicina Veterinária.