Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

Escola de Veterinária agora possui papelaria institucional

Uma grande organização necessita de ferramentas de comunicação integrada que sigam um padrão visual de layout na apresentação de documentos e conteúdos institucionais.  A Escola de Veterinária não foge a essa regra. Constituída por diversos departamentos, muitos funcionários, e com fluxo intenso de documentos e conteúdos físicos e digitais, a Escola precisava padronizar sua identidade visual e todos os documentos em circulação. Por isso, a Assessoria de Comunicação criou a papelaria institucional e a identidade visual da Escola da Veterinária.
 
A papelaria é um conjunto de peças físicas e digitais que agora passa a ter um padrão visual. Por exemplo, certificados dos cursos oferecidos pela Escola passam a seguir um único modelo; documentos oficiais passam a ter como base o papel timbrado desenvolvido; os banners e apresentações de power point feitos pelos alunos e professores também ganharam um padrão. 
Banner padrão
 
“A papelaria institucional dá uma unidade às peças gráficas e materiais que circula interna e externamente com o nome da Escola de Veterinária da UFMG. Isso fortalece a marca e o nome da instituição. Além de conferir à instituição uma imagem mais séria, profissional e organizada”, afirma Maíra Lobato, jornalista que coordenou a criação da identidade visual e da papelaria.
 
Dessa forma, não temos uma variedade de formatações para os documentos e arquivos criados pela Escola, pois eles passam a ter a mesma cara, seguem um padrão. A logomarca passa ser usada de forma padronizada por todos da Escola. A vice-diretora da Escola de Veterinária, Zélia Lobato afirma a necessidade de toda a comunidade utilizar corretamente a papelaria. “A papelaria será utilizada para documentos oficiais, mas também para fins menos formais, em que seja importante visualizar rapidamente que aquele documento teve origem na Escola de Veterinária”. Para Zélia, um documento feito com base nas normas da papelaria dá uma sensação de elegância e organização, pois demonstra cuidado e atenção com a marca registrada da instituição.
 
 
O processo
 
A ideia de produzir a papelaria surgiu após o diagnóstico da Assessoria de Comunicação da Escola de Veterinária de que todas as peças da instituição eram criadas de variadas formas. Havia a necessidade de unificar as peças feitas pela comunidade da Escola. Portanto a Assessoria produziu o manual de identidade da marca em 2011. Porém em 2012, devido às comemorações dos 80 anos, foi utilizada uma identidade visual comemorativa. Em 2013, o processo de criação da identidade visual da Escola foi retomado, com o desenvolvimento da papelaria, numa ação que durou um ano entre projeto e fim da produção de arte.
 
Segundo Junior Rodrigues, publicitário responsável pela papelaria, o padrão conceitual do projeto inspirou-se na Sintaxe da Linguagem Visual, uma espécie de guia da designer Donis A. Dondis. A predominância da verde na papelaria segue as cores institucionais da Escola de Veterinária presente no manual de identidade visual.
 
A papelaria institucional da Escola é composta por itens digitais e impressos, como papel de parede, descanso de tela para computadores, templates para apresentações de slides, papel timbrado, envelope, capa para trabalhos acadêmicos, banner para apresentação de projetos, cartões de visita, entre outros.
 
 
 
Você conhece a história do boi que deu origem a logomarca da Escola?
 
No pátio da Escola de Veterinária há uma escultura de um boi construída, em 1973, por Jarbas Juarez, moldada em fibra de vidro e resina de poliéster.
 
A escultura simboliza um importante fundamento da economia e da formação social brasileira e mineira: a produção bovina foi marco essencial da ocupação e da construção da sociedade interiorana do Brasil, expandindo as fronteiras do país e sustentando a pecuária brasileira. Além disso, a produção bovina representa a cultura e as formas identitárias de expressão do povo.
 
Além de integrar a paisagem do pátio, a escultura do boi serviu de inspiração para a logomarca da Escola. A partir de 2004, o boi passa a ser usado como timbre nos documentos oficiais da diretoria. Em 2007, na comemoração dos 75 anos da Escola de Veterinária, a logomarca passa por uma revitalização ganhando o visual que possui atualmente.
 

 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola