A equipe da Biblioteca da Escola de Veterinária da UFMG participou esta semana do VII Encontro do Sistema de Bibliotecas da UFMG, organizado pela Diretoria da Biblioteca Universitária/Sistema de Bibliotecas em parceria com a Pró-reitoria de pesquisa. Com o tema “Bibliotecas em tempos remotos”, o evento foi todo transmitido ao vivo pelo canal Biblioteca UFMG no YouTube e ficará disponível para quem tiver interesse em assistir posteriormente.
O Bibliotecário responsável pela unidade da Escola de Veterinária, Wellington Marçal, foi mediador da mesa de discussões: "Acervos Africanos”, tema que vai ao encontro de sua linha de pesquisa já apresentada aqui em matéria anterior.
Também membros da equipe da Biblioteca da EV, Márcio do Santos e Cristiane Patrícia participaram das transmissões "A realização do estágio supervisionado em Biblioteconomia no contexto do trabalho remoto em tempos de pandemia: relato de experiência na Biblioteca da Escola de Veterinária da UFMG" e "Aquisição de e-books para o SB/UFMG: relato de experiência"
Para Marçal o encontro é uma oportunidade de troca de conhecimentos e de diálogo com outras equipes de trabalhadores em bibliotecas, tanto do próprio Sistema de Bibliotecas da UFMG, quanto de Minas e do Brasil. Para ele, a disposição da equipe da Biblioteca em estar presente em nos vários espaços de discussão e eventos permite a eles que estejam sempre atentos ao que está acontecendo e auxilia a traçar os rumos das ações e melhorias na oferta de produtos e serviços mais condizentes com as expectativas e necessidades da comunidade da EV.
“As discussões são sobre temas relevantes e instigam a que repensemos novas formas de fazer as atividades. Para dar conta de atender à comunidade nesses tempos high tech. Mesmo que em decorrência das medidas de isolamento” finaliza.

Homenagem a Tomaz Aroldo
Na próxima semana, entre os dias 3 e 6 de novembro, o Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco – APUBHUFMG+ – promove a 2ª edição da Semana Negra. Realizado através da plataforma Zoom e transmitido pelo YouTube, o evento servirá de homenagem ao primeiro e único reitor negro da UFMG, Tomaz Aroldo Mota Santos, falecido neste ano de 2020.
Marçal participará da abertura das atividades como membro do SINDIFES. “ […] O objetivo é promover uma reflexão sobre a presença de negros e negras na universidade pública. As atividades buscam refletir sobre o ingresso, a permanência e a conclusão para graduandos e pós-graduandos. Além disso, pretende-se refletir sobre a inserção de servidores negros e negras, bem como sua participação nos espaços de gestão na Educação Superior Pública” segundo o site do SINDIFES, o Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino.