Na quarta-feira, dia 07 de agosto de 2024, diversas entidades estudantis, ambientais e em defesa da dignidade animal, bem como professores e funcionários da UFMG, se reuniram em frente ao Hospital Veterinário da UFMG para protestarem contra a realização da corrida Stock Car na Esplanada do Mineirão e exporem os prejuízos causados pelo evento nas atividades acadêmicas e de atendimento à população promovidas pela Universidade. Devido ao evento, o Hospital Veterinário da UFMG precisará suspender as suas atividades durante quatro dias.
Durante a concentração do protesto, novamente os professores relembraram os danos provocados pela corrida à Escola de Veterinária da UFMG e suas atividades. Além de prejudicar o serviço do Hospital Veterinário, que já apresentou baixas nos atendimentos na última semana, a vice-diretora Eliane Gonçalves também descreveu os danos ao Laboratório de Leite e às demais pesquisas e estruturas da Escola.
Em defesa da vida e da proteção animal, os manifestantes seguiram em procissão da portaria principal do Hospital Veterinário da UFMG até a orla da Lagoa da Pampulha. Professores, funcionários, alunos e ativistas das causas ambiental e animal levaram cartazes manifestando seu posicionamento em defesa da UFMG, dos animais e do meio ambiente.
Além da Escola de Veterinária, outras estruturas e serviços da UFMG estão sendo prejudicados. Entre eles, estão a Estação Ecológica, o Biotério Central e o Centro Esportivo Universitário (CEU). Representantes desses órgãos também estavam presentes no protesto e manifestaram suas reivindicações. Durante a procissão, foi possível testemunhar a entrada para o CEU parcialmente obstruída pelas barreiras construídas para o evento.
Na orla da Lagoa da Pampulha, a comunidade manifestou as suas críticas à organização do evento e à Prefeitura de Belo Horizonte pelo dinheiro público gasto para a realização da corrida e pelas intervenções feitas no trânsito, que já prejudicam há meses os acessos ao Hospital Veterinário e ao Centro Esportivo Universitário da UFMG.
A Escola de Veterinária reitera o seu posicionamento de que as imediações do Hospital Veterinário e demais estruturas da UFMG não são o local adequado para a realização da corrida Stock Car e que esse evento representa um ataque à dignidade e proteção animal. Junto às outras entidades presentes, nos manifestamos à favor da vida.
Com a realização do evento, o Hospital Veterinário permanecerá fechado por quatro dias e terá seu atendimento reduzido durante três dias. Clique aqui para conferir o funcionamento do Hospital durante a realização e organização do evento.
Equipe
Antônio C. (fotografia e supervisão), Luísa Aguiar (redação)