O impacto do Reuni na UFMG será tema de debate que vai acontecer nesta quarta, 27 de junho, a partir das 14h, na Sala de Sessões da reitoria. O encontro é o primeiro de uma série de atividades que vão abordar a interdisciplinaridade na graduação e serão desenvolvidas ao longo do segundo semestre, como parte do ciclo de seminários A Universidade do Futuro, promovido pela Reitoria em parceria com o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG (Ieat).
A abertura do evento será feita pelo reitor Clélio Campolina Diniz, pela pró-reitora de Graduação, Antônia Vitória Soares Aranha, pelo diretor do Ieat, Mauricio Loureiro, e pelo coordenador do projeto A Universidade do Futuro, Ivan Domingues.
A seguir, o diretor do Centro de Estudos sobre o Ensino Superior (CespeESPE), Jacques Schwartzman, fará apresentação sobre os diversos aspectos da Implementação do Reuni. E para fechar o evento, haverá mesa-redonda sobre a interdisciplinaridade na graduação frente aos impactos do Reuni, moderada por Ivan Domingues, com a participação de Antônia Vitória Aranha, André Cabral, pró-reitor adjunto de Graduação, e José Nagib Cotrim Árabe, superintendente de Infraestrutura e Manutenção e pró-reitor de Graduação na gestão de 1998-2002.
O workshop pretende discutir os problemas gerados pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o Reuni – instituído em 2007 com o objetivo ampliar o acesso e a permanência na educação superior –, além de analisar o perfil do corpo docente expandido pelo programa e o potencial interdisciplinar dos novos cursos.
A interdisciplinaridade na graduação
O projeto A Universidade do Futuro inaugura com este evento uma série de workshops, exposições e painéis de debates, que contarão com a participação de acadêmicos envolvidos em projetos e programas de formação interdisciplinar, no âmbito nacional e internacional. O objetivo é trazer à discussão a recente experiência dos bacharelados interdisciplinares implementados em algumas universidades brasileiras, assim como programas consolidados em instituições estrangeiras e outras recentes iniciativas mais ousadas.
A série de atividades pretende ainda identificar a pertinência e a necessidade de uma abordagem interdisciplinar na formação em nível de graduação, tendo em vista os desafios do mundo atual e do reposicionamento do Brasil no cenário internacional; identificar as dificuldades para iniciativas interdisciplinares, tendo em vista as estruturas institucionais existentes; e prospectar caminhos e fixar diretrizes para o incremento da interdisciplinaridade na graduação da UFMG.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4123 ou pelo email info@ieat.ufmg.br.
Redação: Cedecom