Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

Emoção e homenagens marcam a formatura da 116ª turma de Medicina Veterinária

Missão cumprida e um futuro cheio de perspectivas, estes eram os sentimentos predominantes na cerimônia de colação de grau da turma de Medicina Veterinária, que aconteceu no dia 22 de dezembro de 2011, no Auditório Prof. Mário de Souza Couto Barbosa, na Escola de Veterinária da UFMG. O evento emocionou alunos, familiares, professores e demais funcionários que estiveram presentes, todos com a certeza de que deram o melhor de si nessa longa jornada até a formatura.

Depois de apresentados os integrantes da mesa de honra, o diretor da Escola de Veterinária, prof. José Aurélio Garcia Bergmann, abriu a sessão com algumas palavras saudando os presentes e em seguida houve a execução do Hino Nacional Brasileiro. O aluno Danilo Cavalcanti Gomes, em nome da turma, proferiu o discurso dos oradores e o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Dr. Nivaldo da Silva, falou sobre como a profissão era vista no passado e como ela veio angariando respeito da sociedade. Coube também a ele, a homenagem ao aluno Lucas de Oliveira Castro, que se destacou com a melhor média dentre os acadêmicos do curso.

O juramento foi feito pela aluna Mayara Gonçalves Fonseca e logo depois o prof. José Aurélio proferiu o termo de colação de grau. O momento mais aguardado e emocionante, sem dúvida, foi a entrega dos cartões da diretoria, quando cada aluno foi chamado para receber o canudo. Fotos, abraços da família e muitas felicitações marcaram esse momento.

Por último, o prof. José Aurélio fez  um emocionante discurso de despedida citando o significado do painel “Revoada de Pássaros”, que está na fachada do prédio da Escola. “É mais uma leva de pássaros voando. É o nosso objetivo sendo cumprido. Existimos em função do ensino da Medicina Veterinária e da Aquacultura. Então, quando vemos uma turma concluindo o curso, temos um sentimento de dever cumprido. Eles têm tudo para ser tornar bons profissionais”, afirma.

Ao lado do diretor, também estavam o patrono e o paraninfo, prof. Marcelo Resende de Souza, que declarou sua emoção. “Nós ficamos muito felizes de ver os futuros veterinários que foram nossos alunos e trabalharam conosco. É muito bonito ver o crescimento pessoal e os laços de amizade que criamos ao longo do curso. O dever foi cumprido e agora inicia-se a segunda etapa: o trabalho deles, que é o reflexo do que a gente ensinou”, afirma. O patrono, prof. Elias Jorge Facury, endossa as palavras de Marcelo. “É emocionante ver como os alunos entram no curso e como eles amadurecem, até estarem prontos para exercer a profissão. Para nós é uma grande satisfação fazer parte do dia a dia dos alunos e poder participar deste momento. É comum ter um certo medo nesse início de uma nova fase, mas eles estão muito bem preparados. E convivendo com jovens nós também permanecemos jovens”, brinca.

O prof. Décio Souza Graça, que cedeu seu nome à turma, destacou o sentimento de ser homenageado. “É algo que fica perenizado na instituição e na mente dos alunos. Não é a primeira vez, mas sempre que ocorre é uma satisfação enorme. Acho que essa homenagem foi devido a minha dedicação aos alunos, principalmente através da minha atuação a frente do Cenex e das aulas práticas de campo”.

Antônio de Pinho, Leonardo José Camargos, Sandra Gesteira Coelho e Nelson Rodrigo da Silva, foram os professores homenageados. “A homenagem é para nós também um momento de reflexão, pois em parte ela representa que estamos fazendo algo certo, mas também alerta que temos que continuar avançando no ensino. Já estou há 18 anos na escola, não é a primeira vez que sou homenageado e é sempre uma emoção quando acontece. É como se os alunos fossem nossos filhos. Eles chegam muito jovens e acompanhamos toda a mudança deles, tanto na parte física como na personalidade”, afirma o prof. Nelson, que  representou os demais na mesa de honra.

Responsável pelo discurso dos oradores, o formando Danilo Cavalcanti se mostrou orgulhoso com o momento e com o texto que representou a turma. “A gente fica mais nervoso do que imagina, mas é muito bom falar para a turma. Fiquei muito emocionado principalmente porque o texto foi feito por uma amiga da turma, a Cynthia Menezes, que não pôde formar conosco, mas pediu que o texto fosse lido.”

E assim mais uma turma de alunos saem em revoada para semear por aí o que aprenderam na Escola. Parabéns a todos e boa sorte na nova etapa!

 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola