A iniciação científica é um tipo de pesquisa em que o aluno de graduação vivencia suas primeiras experiências acadêmicas. E para que ela seja desenvolvida com o máximo de aproveitamento, é necessário que o estudante saiba como um projeto deve ser elaborado. Pensando nisso, o Núcleo de Assessoramento à Pesquisa – Napq irá promover palestra sobre “Como elaborar um projeto de pesquisa”, nesta quarta-feira, dia 20 de março, no auditório do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Escola de Veterinária da UFMG. Ministrada pela vice-diretora da unidade, professora Zélia Lobato, a palestra acontecerá das 13h às 14h e será aberta a todos os alunos da Escola.
Em geral, os estudantes que se empenham nesta atividade possuem pouco contato com os trabalhos ligados à pesquisa, sendo esta sua primeira experiência. “Na iniciação científica, frequentemente, o aluno entra para um projeto que já está em andamento. Dessa forma, ele perde um momento importante de se aprender como elaborar um projeto”, diz a professora.
Do que é composto um projeto? O que devo escrever? Como devo sistematizar as ideias? A resposta a essas perguntas contribuem para o desenvolvimento de um raciocínio científico e permite estabelecer com maior clareza quais as justificativas, os objetivos e as metodologias que serão utilizadas na pesquisa. Desse modo, a palestra será uma oportunidade de conhecer cada parte que constitui um projeto, importante atividade que envolve o ofício do pesquisador.
As inscrições para o evento serão realizadas gratuitamente, no Núcleo de Assessoramento à Pesquisa.
Mais informações pelo telefone (31) 3409-2061.