A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está com quatro editais abertos com o objetivo de oferecer auxílio financeiro a viagens de pesquisadores ao exterior.
O Programa de Apoio a Eventos no Exterior (PAEX) oferece auxílio-deslocamento para que professores e pesquisadores com diploma de doutorado possam participar de eventos no exterior, propiciando maior visibilidade à produção científica, tecnológica e cultural do Brasil. As datas de inscrição e mais informações sobre o programa podem ser encontradas aqui.
Já o programa de Intercâmbio Científico Brasil-Alemanha de Curta Duração, criado pela Capes em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), tem como objetivo fortalecer a cooperação acadêmica entre estes dois países. Para isso, é oferecido o financiamento de missões de professores de instituições brasileiras e alemãs por períodos de 1 a 3 meses. As inscrições devem ser feitas com, no mínimo, 3 meses de antecedência da viagem. Para saber mais, clique aqui.
O programa de Estágio de Doutorando – PDEE oferece cotas de bolsas às Instituições de Ensino Superior para estágios de doutorandos no exterior, contribuindo para o estabelecimento ou manutenção de programas de intercâmbios internacionais nos cursos de pós-graduação. O aluno de doutorado poderá realizar um estágio de 4 a 12 meses para desenvolver atividades complementares à sua formação no exterior. Mais informações estão disponíveis no edital.
E estão abertas também as inscrições para o programa Capes-DFAIT, que tem como objetivo fortalecer a colaboração entre pesquisadores brasileiros e canadenses. Juntamente com o Ministério das Relações Exteriores e de Comércio Internacional do Canadá (DPFAIT), a Capes oferece auxílio financeiro para missões de trabalho e de estudos. Mais detalhes você encontra clicando aqui.