Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Notícia

Doutoranda ganha prêmio em 26º Congresso Brasileiro de Virologia

Ana Carolina Diniz Matos, doutoranda pelo programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Escola de Veterinária da UFMG, recebeu premiação especial no 26º Congresso Brasileiro de Virologia e 10º Encontro de Virologia do Mercosul, que aconteceram conjuntamente, dos dias 11 a 14 de outubro, em Florianópolis/SC.

A premiação se deu pelo trabalho “Bovine Vaccinia: testing a inactivated vaccine in cattle”, que corresponde a um capítulo do projeto de doutorado “Vaccinia vírus: desenvolvimento de vacina inativada e teste de eficácia”, orientado pela Profª. Zélia Lobato.

A Vaccinia bovina, foco de estudos do trabalho vencedor, é uma zoonose causada pelo Vaccinia vírus que acomete principalmente vacas em lactação e os ordenhadores que entram em contato com elas, causando uma doença exantemática (infecciosa de manifestações cutâneas) e dolorosa, tanto em humanos quanto em bovinos. Nas vacas, além disso, é observada uma considerável queda na produção de leite.

Tendo isso em vista, o desenvolvimento da vacina tem como objetivo controlar a doença no bovino, e consequentemente a transmissão da doença ao homem.

Processo avaliativo:

O processo avaliativo se deu através da divisão dos trabalhos em algumas áreas, sendo que o de Ana Carolina foi apresentado em Virologia Veterinária. Foram cerca de 400 trabalhos submetidos e, destes, 10 foram selecionados para apresentação oral no Congresso, 5 em cada dia. O trabalho de Ana Carolina foi o vencedor entre os 5 apresentados em sua seção, tendo sido eleito como o de melhor apresentação oral de Virologia Veterinária.

“O prêmio é o reconhecimento do nosso trabalho e de todo o trabalho em grupo desenvolvido na universidade em relação à prevenção dessa doença, que vem sendo descrita em todas as regiões do país e ainda não tem vacina desenvolvida”, disse a doutoranda premiada.

A doutoranda Ana Carolina Matos, com sua orientadora, a Profª. Zélia Lobato.

“Os agradecimentos são à equipe – alunos e funcionários do Laboratório de Pesquisa em Virologia Animal da EV-UFMG – e à colaboração da equipe da Profª. Erna Kroon, do Laboratório de Vírus do ICB”, concluiu Ana Carolina.

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola