Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Notícia

Doutoranda em Zootecnia da UFMG é premiada em congresso latino-americano de avicultura

Tainá apresentou, por meio de sua pesquisa, descobertas promissoras para a melhoria da saúde óssea em aves.

Em congresso organizado pela Poultry Science Association, ocorrido entre 4 e 6 de Outubro em Foz do Iguaçu – Paraná, Tainá Lopes apresentou, oralmente, sua pesquisa entitulada: Effects of 25-hydroxycholecalciferol on performance, gut health, and bone quality, of broilers fed with unbalanced reduced calcium and phosphorus diet during Eimeria challenge, na categoria vitaminas e minerais.

O projeto em questão, realizado em parceria com a University of Georgia, é fruto de sua bolsa de doutorado sanduíche, ganha no ano de 2020. Foi realizada a análise da qualidade óssea por metodologia clássicas como % de cinzas ósseas e histologia, e também utilizada micro tomografia computadorizada (Micro-CT), para análise da microarquitetura óssea. Tainá relata ter sido possível observar os efeitos do colecalcidiol (Vitamina D) sobre o desempenho, saúde intestinal e desenvolvimento ósseo de frangos de corte durante a coccidiose aviária intensa.

“Interessantemente, o uso do micro-CT permitiu a avaliação da estrutura óssea de forma mais detalhada, e permitiu observar efeitos nutricionais que não foram observados quando avaliados pelas técnicas clássicas.  Apesar da vitamina D não alterar a saúde intestinal ou desempenho dos frangos de corte, identificamos que a suplementação com colecalcidiol é capaz de aumentar o volume ósseo e a conectividade das trabéculas ósseas durante o pico da infecção, momento mais crítico para as aves. Além disso, observamos que o colecalcidiol parece ter longa ação sobre o tecido ósseo uma vez que, já fase de recuperação continuamos observando um aumento na qualidade do osso trabecular.” É a primeira vez que esta técnica foi utlizada para avaliação óssea da vitamina D em aves infectadas por Eimeria e mostra-se promissora para melhoria da saúde óssea em aves.

“É muito gratificante poder contribuir para a ciência avícola e ter esse reconhecimento.”, relata Tainá, “Gostaria de agradecer aos meus orientadores, Dr. Itallo Araújo e Dr. Leonardo Lara, à equipe do grupo de estudos avícolas (Geav), ao supervisor deste projeto Dr. Kim e sua equipe pelo incentivo, apoio e assistência essenciais para realização deste projeto.”

Tainá agradece também ao departamento de Zootecnia pelo apoio financeiro que lhe permitiu representar a Escola em Foz do Iguaçu.

Parabenizamo-la por sua conquista!

 

Últimas Notícias

Dezembro de 2023
D S T Q Q S S
0102
03040506070809
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola