Cinquenta e seis pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais (UFMG) estão entre os mais citados do mundo em 2024, segundo ranking elaborado por equipe da Universidade de Stanford, dos EUA. Dois destes pesquisadores são docentes da Escola de Veterinária, os professores Benito Soto Blanco e Renato de Lima Santos, ambos do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias. O professor Benito atua na área de Toxicologia Veterinária, aparecendo na 661ª posição do ranking mundial da área de Ciências Veterinárias. O professor Renato possui destaque na área de Patologia Veterinária, aparecendo na 1.210ª colocação do ranking de Ciências Veterinárias.
A listagem dos pesquisadores considerados mais influentes é formada pelos 100 mil mais citados em todas as áreas mais os 2% mais citados de cada subárea, sendo atualizada anualmente. Este ranking é formado a partir do indicador composto c-score, baseado em dados extraídos da plataforma Scopus. Para o cálculo deste indicador, são utilizadas métricas como o índice H (índice que mensura os artigos mais citados do autor em relação a sua produção científica), o índice Hm (índice que ajusta o índice H ao número de coautores de cada publicação) e o total de citações considerando diferentes posições de autoria. As autocitações (citações do pesquisador a seus próprios trabalhos) são excluídas.
A mensuração das citações de trabalhos publicados por outros pesquisadores serve como um indicador do impacto da produção científica sobre o conhecimento atual, refletindo a qualidade das pesquisas desenvolvidas. Nesse contexto, o fato de a Escola de Veterinária contar com dois docentes entre os pesquisadores mais citados mundialmente em distintas áreas do saber demonstra a relevância de sua contribuição para o avanço da ciência na área.
A Assessoria de Comunicação da Escola de Medicina Veterinária parabeniza os professores pela conquista.