Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

Diretores e funcionários da Escola recepcionam calouros de Aquacultura e Medicina Veterinária

Os calouros dos cursos de Aquacultura e Medicina Veterinária foram recepcionados hoje, 8 de agosto de 2014, na Escola de Veterinária da UFMG. O evento contou com a participação dos atuais diretor e vice-diretora da unidade, professores de ambos os cursos, a secretária-geral da Escola e o responsável pela Seção de Ensino, que buscaram esclarecer aos alunos o funcionamento da Escola e dos cursos ofertados.
 
 
Os novos alunos foram recebidos pela vice-diretora da Escola, profa. Sandra Gesteira Coelho, que deu as boas-vindas garantindo que a diretoria estaria de portas abertas aos alunos durante essa nova jornada. O diretor Renato de Lima Santos ressaltou que os calouros “fazem parte do grupo seleto dos alunos da Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais , uma das melhores universidades do Brasil. É um privilégio”. O diretor falou também sobre a grande quantidade de médicos veterinários formados pela Escola e os cursos de pós-graduação atualmente disponíveis. Para os alunos de Aquacultura, Renato acredita que há um grande desafio a frente. “Os desafios estão na criação da competência profissional e competitividade, mas o mercado de trabalho para o profissional de Aquacultura deve, nos próximos anos, estar bem receptivo”, completou.
 
A palestra seguiu com orientações da secretária-geral da Escola, Cássia Monteiro, acerca da colação de grau e planejamento da festa de formatura. Em seguida, o responsável pela Seção de Ensino, Daniel Souza Matos, informou aos alunos sobre como obter comprovantes de matrícula e declarações.
 
Os cursos foram separados depois para que os alunos obtivessem uma visão mais específica de cada formação. O prof. Marcelo Resende falou das diferentes áreas de atuação do curso de Medicina Veterinária, a matriz curricular oferecida pela Escola de Veterinária e a importância do profissional para a sociedade. “A valorização do trabalho se dá a partir do momento em que a gente se valoriza como profissional”, destacou Marcelo.
 
Na recepção do curso de Aquacultura, a profa. Paula Ribeiro esclareceu alguns pontos do percurso que os alunos seguirão. Além disso, a professora recomendou que os alunos participassem tanto do Diretório Acadêmico quanto da Associação Atlética Acadêmica da Escola de Veterinária, como forma de os calouros poderem atuar mais diretamente nas decisões que os concernem. Paula lembrou que o curso possui 5 pontos na avaliação do MEC,  a pontuação máxima dada pelo Ministério. “É um motivo de orgulho não só para os professores e funcionários, mas para os alunos, que estão em um dos melhores cursos do país”, salientou Paula. Ao fim das palestras, os alunos socializaram com os veteranos de seus cursos em um lanche oferecido pela Escola.
 
Expectativas dos calouros
A caloura Laura Tomaz está com uma expectativa muito grande sobre o curso de Medicina Veterinária, que escolheu devido ao seu gosto pelos cães. Ana Carolina Meireles, caloura de Medicina Veterinária também, acredita que a Escola tenha muito a oferecer profissionalmente aos novos alunos. “Espero que a faculdade me proporcione um caminho profissional muito bom, pois ela possui muitos anos de experiência na área”, afirmou.
 
 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola