Nos dias 2 e 3 de outubro, o diretor Renato de Lima Santos esteve na “XXX Reunión de la Asociación de Facultades y Escuelas de Ciencias Veterinarias de los paises del Mercosur y países associados”. O encontro ocorreu na cidade de Montevidéu no Uruguai, e reuniu diretores das faculdades de veterinária dos países do Mercosul e afiliados. “O encontro estabelece um canal de comunicação entre a Escola de Veterinária da UFMG e as demais do Mercosul. Do ponto de vista estratégico, isso é extremamente importante para as nossas ações de internacionalização”, explicou Renato.
Foi a trigésima edição do evento que é centrado em dois tópicos principais: acreditação das escolas de veterinária e a pós-graduação das instituições.
O sistema de acreditação do Mercosul, chamado Arcu-Sul, é o resultado do processo de avaliação por meio do qual é certificada a qualidade acadêmica dos cursos de graduação. Renato ressalta que a Escola de Veterinária da UFMG é uma das poucas brasileiras que já passou por esse processo. Ele destaca a necessidade de que se dê maior importância ao sistema, tal como é feito por outros países do Mercosul. “Em países como Uruguai, Argentina e Chile, a acreditação tem importância e visibilidade muito maior do que no Brasil. Dessa forma, percebo a necessidade de dar mais ênfase ao sistema no país”.
O segundo tema discutido foi o ensino de pós-graduação das instituições. Foram debatidas formas de viabilizar a mobilidade de alunos, professores e pesquisadores entre as escolas.