A palavra de ordem é educação de qualidade. E quem a cumpre com criatividade e dedicação é o professor Fábio Luiz Buranelo Toral, do Departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária da UFMG. O professor, juntamente com sua equipe, utiliza metodologia inovadora do Programa de Produção de Materiais Didáticos, da Pró-reitora de graduação (Prograd), para produzir vídeos que contribuem para a maior aprendizagem dos alunos. Disponível no sistema Minha UFMG, no item Repositório de Objetos de Aprendizagem, os vídeos mostram o impacto do melhoramento genético na produção de carne bovina.
A disciplina de Melhoramento Animal, ministrada pelo professor Fábio, além de envolver muito cálculo, é de difícil assimilação na prática. "Se eu levar os alunos para uma fazenda hoje, eles não conseguirão ver o que os animais eram no passado. Então, não verão o impacto do melhoramento genético", explica Fábio Toral. Por esse motivo, ele realizou a submissão do projeto para produção de vídeos educativos ao Edital Prograd 01/2010. "O objetivo era produzir um material para melhorar a qualidade da aula e fazer os alunos ficarem mais interessados", completa.
O projeto foi realizado no Instituto de Zootecnia de Sertãozinho, referência no programa de desenvolvimento de gado de corte, localizado no interior de São Paulo. O programa de Sertãozinho começou na década de 1980 e se diferencia por possuir, além dos animais selecionados para o melhoramento, um rebanho de animais que não foram submetidos à seleção, como grupo controle. "O rebanho controle serve de referência sobre como era o rebanho no passado. Assim, foi possível filmar o efeito do melhoramento genético em uma única propriedade. Sertãozinho é o único lugar que é possível fazer isso", afirma o professor.
A bovinocultura de corte é uma das principais atividades agropecuárias do Brasil. Diante da importância que essa atividade representa, a boa qualidade no ensino da disciplina de Melhoramento Genético, no curso de Medicina Veterinária, é fundamental. Dessa forma, os vídeos produzidos foram divididos em cinco partes, cada uma com um tópico. O primeiro vídeo apresenta o tema Melhoramento de Bovinos de corte – a seleção como ferramenta para o aprimoramento da pecuária, e é seguido dos tópicos Avaliação dos Programas de Melhoramento Genético, Melhoramento de Bovinos de corte – a seleção, os critérios de seleção e o objetivo da seleção.
Projetos
O projeto já rendeu frutos. O programa De Olho nos Bichos, veiculado pela TV UFMG, produziu matéria sobre melhoramento genético, baseada nos vídeos elaborados pela equipe do Departamento de Zootecnia. A reportagem produzida por Laura Veloso, que foi ao ar em dezembro do ano passado, permitiu que o conhecimento acadêmico sobre assunto também fosse transmitido para a sociedade em geral. A matéria está disponível no seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=wsh6IN2bt-4
E o professor espera que renda mais. A Pró-reitora de graduação lançou o Edital 01/2013, do Programa de Produção de Materiais Didáticos, que será semelhante ao anterior. O objetivo é fazer mais materiais didáticos que auxiliem no ensino. "Fizemos a inscrição novamente e pretendemos fazer um vídeo sobre raças e cruzamentos para gado de corte e de leite", planeja Fábio.