Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

“De Olho nos Bichos” fala sobre suínos e cães

O programa “De Olho nos Bichos”, da TV UFMG, em sua edição nº 79, exibida no dia 03 de novembro de 2013, falou sobre uma pesquisa que busca melhorias no diagnóstico de doenças de suínos e sobre as características de uma raça canina pouco conhecida no Brasil.
 
A pesquisa desenvolvida pela Escola de Veterinária da UFMG tem o objetivo de melhorar o tratamento das enfermidades que atacam granjas e prejudicam a criação de suínos no país. O programa falou também sobre a “enteropatia proliferativa”, uma das principais enfermidades que atacam suínos do mundo inteiro, e que prejudica o ganho de peso e, consequentemente, a produção de carne.
 
O "De Olho nos Bichos" entrevistou o professor Roberto Guedes, do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias da Escola. Ele desenvolve um estudo que busca otimizar o diagnóstico da doença e ajudar no controle. “O método fluido oral já é utilizado em outras doenças causadas nos suínos, e já é feito para diagnóstico da influenza nestes animais e para uma doença inexistente no Brasil, a síndrome respiratória reprodutiva, que é utilizada na rotina nos EUA”, afirmou o professor.
 
No quadro “Você Sabia” foram apresentadas algumas curiosidades sobre os porcos, que possuem habilidades que superam as de cães e gatos.
 
O programa também falou sobre o braco italiano, uma raça de cão considerada obediente, inteligente, de fácil adestramento, com estrutura forte e harmonioso, que conta com poucos criadores no país.
 
O programa
O programa “De olho nos bichos” é um projeto de extensão da Escola de Veterinária em parceria com a TV UFMG. Ele vai ao ar quinzenalmente, sempre aos domingos às 16h15, e com reprises durante a semana.
 
Confira o programa completo: 
 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola