O programa “De Olho nos Bichos”, em sua edição nº 99, exibida no dia 20 de junho de 2014, falou sobre uma pesquisa realizada na Escola de Veterinária, premiada pela Annual Conference of the American College of Veterinary Internal Medicine, entre 4200 artigos diferentes, como uma das dez pesquisas mais relevantes de 2013. A pesquisa foi publicada também na revista Journal Dairy Science, a mais importante do mundo na área. Além disso, o programa abordou a importância do licenciamento ambiental e informou quem deve fazê-lo.
A dissertação de mestrado de Bruna Silper, denominada "Efeitos de estratégias de aleitamento com sucedâneo de leite sobre desempenho, desenvolvimento ruminal e metabolismo de bezerros Holandeses", foi premiada pela Annual Conference of the American College of Veterinary Internal Medicine como uma das dez mais importantes de 2013 na área de patofisiologia das doenças ou diagnostificação, tratamento ou controle de doenças em animais de produção. Segundo a coordenadora do projeto, a professora e vice-diretora Sandra Gesteiro Coelho, “essa pesquisa específica foi gerada porque o mundo inteiro já estava discutindo sobre como alimentar melhor o bezerro para diminuir a taxa de morbidade e mortalidade”. O artigo tratava de avaliar como o fornecimento de sucedâneo de leite (produtos que substituem o leite) em uma quantidade um pouco maior pode influenciar no crescimento e desempenho do bezerro. A professora disse também que o reconhecimento mundial que o artigo recebeu pela sua relevância é um incentivo para a Escola de Veterinária continuar o empenho em fazer artigos cada vez melhores.
O “De Olho nos Bichos” mostrou também que quem lida com criação de animais deve se atentar ao licenciamento ambiental, procedimento que deve ser feito por novos empreendimentos que requerem a utilização de recursos ambientais, a fim de provocar o menor impacto possível sobre o meio ambiente. O processo varia de acordo com cada empreendimento, mas geralmente envolve arquitetos, engenheiros, sanitaristas, ambientais, biólogos e médicos veterinários. O prof. Luciano Rodrigues ressaltou que “os empreendimentos da área de medicina veterinária que demandam o licenciamento ambiental são as atividades pecuárias e as agroindústrias”. A falta de licença pode ser considerada crime ambiental.
O programa
O programa “De Olho nos Bichos” é um projeto de extensão da Escola de Veterinária em parceria com a TV UFMG. Ele vai ao ar quinzenalmente, sempre aos domingos às 16h15, e com reprises durante a semana.
Confira o programa completo: