O programa “De Olho nos Bichos”, em sua 103º edição que foi ao ar em 21 de setembro de 2014, apresentou as pesquisas da Escola de Veterinária sobre fraudes em produtos de origem animal. Além disso, o programa tratou da trypanossomose bovina que tem causado prejuízo aos criadores de gado de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais e o ranking da Folha de S. Paulo, que premiou o curso de Medicina Veterinária da UFMG como o melhor do país.
Nesta edição, o “De Olho nos Bichos” trouxe a pesquisa do Laboratório de Genética da Escola que busca identificar fraudes em produtos de origem animal vendidos em supermercados, como muçarela e as variadas espécies de peixe, que podem trazer impurezas ou até mesmo não apresentar o selo de identificação do peixe.
Foi autorizada pelo Ibama a retirada de cerca de cem capivaras do entorno da Lagoa da Pampulha. O “De Olho nos Bichos” explicou melhor esse processo, que avaliará a saúde dos animais para a sua remoção para o habitat natural.
O surto de trypanossomose bovina tem causado prejuízo aos criadores mineiros. Já são mais de 200 animais infectados, que teve seu primeiro caso confirmado no estado em 2006 e 2007, na Fazenda Experimental Prof. Hélio Barbosa da Escola de Veterinária da UFMG, que fica em Igarapé. O programa explicou como se dá o contágio e os sintomas da doença.
O programa
O programa “De Olho nos Bichos” é um projeto de extensão da Escola de Veterinária em parceria com a TV UFMG. Ele vai ao ar quinzenalmente, sempre às sextas-feiras às 21h15, e com reprises durante a semana.
Confira o programa completo: