O programa “De Olho nos Bichos”, da TV UFMG, em sua edição nº 78, exibida no dia 20 de outubro de 2013, falou sobre o projeto do zoológico de Belo Horizonte para conscientização e preservação da anta; e sobre uma pesquisa do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) que investiga a visão das corujas em estudos de percepção, e também como este animal se reproduz.
O programa entrevistou uma bióloga do zoológico, Márcia Procópio. Segundo ela, a anta é um animal determinado e não deixa de fazer alguma coisa por falta de inteligência.
A coordenadora ambiental do zoológico, Gislaine Chavier, ressaltou a importância do projeto e do animal. “O objetivo é trabalhar a conservação das espécies brasileiras ameaçadas de extinção. E a anta, em específico, é um animal inteligente e importante, pois se alimenta de frutas e, à medida que a fruta é ingerida, a semente passa pelo trato intestinal e cai no chão junto com as fezes. Na verdade, a anta tem um título de jardineira da floresta, porque vai conseguindo replantar ao disseminar as sementes por onde passa”, afirmou Gislaine.
O “De Olho nos Bichos” mostrou também uma entrevista com o professor do Departamento de Fisiologia e Biofísica da UFMG, Jerome Barom, que falou sobre a pesquisa que está sendo feita com corujas para estudar os mecanismos da visão. O professor considera que “a coruja é uma ave que tem uma visão excelente e que, em alguns aspectos, pode superar a visão humana”.
Dois pesquisadores, Pedro Vieira (doutorando em Fisiologia) e Marco Aurélio (doutorando em Engenharia Biomédica) também falaram sobre o funcionamento da pesquisa que estão fazendo, numa interface entre Ciências Biológicas e Engenharia.
O programa
O programa “De olho nos bichos” é um projeto de extensão da Escola de Veterinária em parceria com a TV UFMG. Ele vai ao ar quinzenalmente, sempre aos domingos às 16h15, e com reprises durante a semana.
Confira o programa completo: