Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

“De Olho nos Bichos” fala sobre adestramento de cães e cuidados com aquários

O programa “De Olho nos Bichos”, da TV UFMG, em sua edição nº 80, exibida no dia 17 de novembro de 2013, falou sobre a importância do adestramento de cães e deu dicas de como cuidar de um aquário.
 
O adestrador Paulo Guimarães diz que os cães necessitam ser educados para que tenham noção dos limites e que o adestramento mostra para o cachorro que o dono é o líder. Essa prática ajuda na melhoria do comportamento do animal, mas, é preciso ter cuidado, pois o medo não significa respeito. Segundo ele, os donos geralmente querem agradar o animal, e um erro básico é deixar a ração à vontade para eles. “O certo é disponibilizá-la duas ou três vezes por dia”, afirma.
 
O método pela consequência, segundo o adestrador, é o mais eficiente e menos agressivo ao animal. “Os cachorros têm, naturalmente, a tendência de ver quais comportamentos vão trazer recompensa para eles. O adestrador somente administra essas consequências para que eles tenham os comportamentos que a gente deseja”, afirma Paulo. 
 
Outra atitude importante para o bem-estar e o bom comportamento do cão é a socialização. Eles devem ser gradativamente incentivados e condicionados a perderem o medo de elementos externos. Para o adestrador, “a idade ideal para o cachorro ser socializado, momento em que perde o medo, é do 3º ao 5º mês de idade”. 
 
Das mais de trezentas raças de cães em todo o mundo, a mais fácil de ser adestrada é a border collie. 
 
O "De Olho nos Bichos" falou também sobre os cuidados que devem ser dados aos aquários.  O programa entrevistou Fernando Anselmo, engenheiro civil e proprietário de um aquário, que afirma que eles necessitam de cuidados especiais, com manutenção semanal para garantir um melhor ambiente aos animais. “A manutenção passa por toda a conferência de tudo que interfere na vida dos animais que estão no aquário. É preciso conferir os teores de sódio, de cálcio e de carbono, além da salinidade e o pH da água (potencial hidrogeniônico que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa). Outros cuidados importantes são aspiração do aquário, a troca de parte da água e dos filtros, que deve ser feita periodicamente”, afirma.
 
O programa
O programa “De Olho nos Bichos” é um projeto de extensão da Escola de Veterinária em parceria com a TV UFMG. Ele vai ao ar quinzenalmente, sempre aos domingos às 16h15, e com reprises durante a semana.
 
 
Confira o programa completo:  
 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola