O programa “De Olho nos Bichos” atingiu a marca de 100 edições na última sexta-feira, 8 de agosto de 2014. A parceria entre a Escola de Veterinária e a TV UFMG que já dura 5 anos foi relembrada durante o programa, que contou com entrevistas do idealizador do projeto, a primeira repórter do De Olho nos Bichos e do atual responsável pelo programa. Além disso, a edição falou da pesquisa do Departamento de Zootecnia sobre melhoramento genético de bovinos de leite e sobre um zebuíno de origem indiana, o Gir.
O programa nº 100 contou um pouco sobre o processo de surgimento do projeto, idealizado por Erly do Prado, ex-professor da Escola de Veterinária da UFMG. A equipe do programa é restrita, composta por 5 alunos da Escola interessados em contribuir com o programa e jornalistas da TV UFMG, constituindo um projeto de total interdisciplinaridade. Os temas abordados no programa são sugeridos pelos alunos da Escola e apresentados e produzidos pelos estagiários de jornalismo da TV UFMG.
A primeira repórter e produtora do programa, Andreza Brito, falou da importância da parceria com os alunos da Escola de Veterinária para a realização do De Olho nos Bichos, citando Andreia Petrassi, primeira apresentadora do programa, como de grande ajuda no processo de surgimento e adaptação do projeto. O atual coordenador do projeto, prof. Matheus Ramirez, acredita que os alunos devem ser responsáveis pelas definições do programa, trazendo os anseios deles como estudantes e buscando mostrar o que é desenvolvido na universidade para a sociedade em geral. “Nosso objetivo é o processo educativo, no qual a comunidade tenha acesso a uma informação técnica em um formato não tecnicista, mas mais palatável”, completou Matheus.

O programa
O programa “De Olho nos Bichos” é um projeto de extensão da Escola de Veterinária em parceria com a TV UFMG. Ele vai ao ar quinzenalmente, sempre às sextas-feiras às 21h15, e com reprises durante a semana.
Confira o programa completo: