O programa da TV UFMG “De Olho nos Bichos”, em sua edição nº 104 que foi ao ar no dia 12 de outubro, trouxe para os espectadores o vídeo didático produzido pelo Departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária que apresenta estratégias para o melhoramento genético da bovinocultura de corte. Além disso, foi apresentado também métodos alternativos ao uso de animais em pesquisas, além do novo Laboratório de Peixes Ornamentais implantado na unidade.
Com o crescimento do uso de peixes como ornamento, companhia, lazer e ensino, a Escola de Veterinária tem investido na área através do curso de Aquacultura, criado em 2009, e agora com a implementação do Laboratório de Peixes Ornamentais, a partir da iniciativa das professoras Daniela Chemim e Paula Ribeiro, do Departamento de Zootecnia. O “De Olho nos Bichos” apresentou um pouco do novo laboratório e as pesquisas realizadas por ele.
O governo brasileiro, através do Conselho Nacional de Controle e Experimentação Animal, atestou 17 métodos alternativos para reduzir, refinar e substituir o uso de animais em pesquisas. Medidas como a utilização de pele artificial nos testes que verificam se o produto causa ou não irritação no corpo e o método in vitro para avaliação de possíveis danos de substâncias ao DNA, são algumas das alternativas propostas pelo Conselho.
O prof. Fábio Luiz Buranelo Toral, do Departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária, pesquisou sobre o melhoramento genético da bovinocultura de leite através da prova de ganho em peso. O resultado e os benefícios da técnica podem ser conferidos no vídeo didático produzido pelo Departamento, exibido nesta edição do programa.
O programa
O programa “De Olho nos Bichos” é um projeto de extensão da Escola de Veterinária em parceria com a TV UFMG. Ele vai ao ar quinzenalmente, sempre às sextas-feiras às 21h15, e com reprises durante a semana.
Confira o programa completo: